Prefeitura lança Programa Primeira Infância Cidadã

Publicado em 05/08/2019, às 16h27
Reprodução/Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou o lançamento do Programa Criança Feliz, intitulado em Maceió Programa Primeira Infância Cidadã, nesta segunda-feira(5). O evento aconteceu no Maceió Mar Hotel.

LEIA TAMBÉM

Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira é um passo importante a implementação do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió, porque facilitará o acesso de gestantes, de crianças na Primeira Infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos. “Estamos iniciando o Programa Primeira Infância Cidadã com a melhor das intenções. Agradecemos também o comprometimento do CMAS na aprovação do programa. Queremos também destacar a lisura do processo para contratação dos profissionais que atuarão no programa. Os profissionais aprovados foram escolhidos por sua capacidade e por terem um bom currículo na sua área de atuação. Já estamos com recursos garantidos pelo Governo Federal para execução do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió’, disse Marcelo Palmeira.

A coordenadora técnica do Primeira Infância, Welllida Santos, falou da expectativa para o início do programa. “Estamos todos comprometidos com essa iniciativa. Vamos fazer um trabalho importante, que é contribuir com a qualidade de vida na Primeira Infância. Teremos muitos desafios, mas com a colaboração de todos, vamos ter muitos resultados positivos em Maceió”, afirmou.

Além do lançamento do Primeira Infância Cidadã, os profissionais que atuarão no programa já começaram a ser capacitados. A representante do Ministério da Cidadania, Cícera Pinheiro, ministrou a primeira palestra sobre o papel do Governo Federal com relação ao atendimento do Criança Feliz e o atendimento a Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas).“É muito importante a participação do Conselho Municipal de Assistência Social e do Poder Judiciário, como vimos na abertura do evento. A implantação do Programa Criança Feliz em Maceió é um marco para a Primeira Infância. Vamos fazer Maceió entrar em primeiro lugar entre as capitais do País em condição de trabalho e defesa dos direitos das nossas crianças”, destacou.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do Programa Primeira Infância Cidadã a juíza titular da Vara da Infância de União dos Palmares, Soraya Maranhão, representando o secretário estadual de Desenvolvimento e Assistência Social(Seades), o chefe de gabinete, João Catunda, a secretária-adjunta municipal de Educação(Semed), Marinalva Campos, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Nelson Cordeiro, a representante da Plataforma de Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Juliana Vergetti, e a deputada federal e representante da Primeira Infância no Nordeste, Tereza Nelma. Para abrilhantar abertura do evento, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Lar São Domingos também fizeram uma apresentação musical com flautas.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na Primeira Infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Programa estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que relacionam-se diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O público-alvo do programa é composto por gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiarias do PBF, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara