Prefeitura lança Cartilha do Direito da Pessoa Idosa e programas para o público 60+

Publicado em 18/10/2023, às 11h18
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió segue firme na missão de promover uma cidade mais igual e segura para todos. Nesta terça, (17), através da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania foi lançada a cartilha de Direitos da Pessoa Idosa, que visa promover a conscientização da sociedade sobre as leis que auxiliam essa parcela da sociedade. 

LEIA TAMBÉM

Além da cartilha, a Semuc abriu uma consulta pública para mapear as Instituições de Longa Permanência (ILPs) que atendem a população de pessoas idosas de Maceió. O objetivo é fazer um banco de dados para compreender as demandas destes locais para futuro apoio e parcerias. O formulário pode ser preenchido aqui, e estará disponível por 30 dias.

"Vocês vão poder preencher um formulário relatando tudo sobre a instituição de acolhimento, para que possamos conhecer vocês de maneira ampla e enxergar quais as necessidades de vocês" afirmou a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. Ela ainda ressaltou a importância  de todas as ILPs responderem ao formulário para a criação de uma rede de apoio. 

Outros programas

Durante a ocasião também foram anunciados novos programas e ações voltados para a população idosa. Entre eles, está o Empodera 60+, que levará serviços de autoestima, saúde, bem-estar e cidadania uma vez por mês a uma ILP sorteada. A primeira instituição sorteada para receber o programa é a Casa do Pobre, no dia 30 de outubro.

Também foi citada a construção do primeiro equipamento público de assistência e longa permanência para a pessoa idosa, a Casa do Idoso. Localizado na Ponta Grossa, o projeto receberá em média 50 residentes e contará com uma praça de uso exclusivo para eles. 

De acordo com Sheila Santana, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, ver essas iniciativas sendo lançadas aumenta a expectativa em relação ao futuro. “Essas ações são estritamente necessárias para garantir a dignidade da pessoa idosa", reitera Sheila.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió