Prefeitura lança campanha Maceió Rosa 2018

Publicado em 02/10/2018, às 09h53
Pei Fon / Secom Maceió -

Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e a primeira-dama Tatiana Palmeira lançaram, nesta segunda-feira (1º), a campanha Maceió Rosa 2018 durante um café da manhã, no Maceió Shopping. A Prefeitura de Maceió vai promover ações durante o mês de outubro em diferentes locais da cidade para conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. A iniciativa é em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa.

LEIA TAMBÉM

“É muito importante a campanha de conscientização para que a mulher faça o autoexame e, se for identificada alguma anormalidade, procure o tratamento o mais rápido possível. Ninguém melhor do que a própria mulher para conhecer o corpo. Serão várias ações nas unidades de saúde e também eventos, como Corrida Rosa, Bazar Solidário e toda a receita será revertida para instituições que prestam belíssimos trabalhos”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Criado em 2014, o Maceió Rosa, que faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa, é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.

A ação é coordenada pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira. “A gente não só se veste de rosa, mas toda sociedade se preocupa com o combate ao câncer de mama. Insistimos em dizer que a prevenção é o melhor remédio para o câncer, porque a detecção precoce proporciona uma chance de 95% de cura. Teremos uma campanha contínua nos postos de saúde para que as pessoas tenham mais acesso aos exames preventivos”, explicou.

A assessora especial de Políticas Sociais, Adriana Toledo, lembrou que a campanha não apenas visa alertar, mas fazer com que as pessoas falem mais sobre assunto, o que também facilita na prevenção e tratamento: “A gente sabe que existe um tabu e o medo de falar em câncer, mas é preciso lembrar que quanto mais cedo a gente se toca e, caso sinta algo diferente, mas sucesso terá. Pra conscientizar, vamos ter uma série de atividades nos Cras, durante todo o mês, mobilizando a comunidade e explicando o tema”. Ela também lembrou que as mulheres residentes em Maceió, entre 50 e 69 anos, terão acesso ao encaminhamento para o exame da mamografia nos postos de saúde.

Além dos serviços de saúde e ações de prevenção e conscientização, a venda de camisas com a marca da campanha auxilia no suporte das instituições que trabalham no apoio às pacientes. A marca da campanha é uma doação da Prefeitura de Maceió e toda a renda obtida com a venda das camisas é destinada às ONGs Grupo de Mama Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Casa Rosa. Este ano, o Maceió Rosa também conta com o apoio do Maceió Shopping e do Parque Shopping, onde estão instalados os pontos de venda das camisas.

Instituições

Naydja Reis é presidente do Grupo Renascer e destacou que a campanha é uma iniciativa que reforça a divulgação do cuidado com a saúde da mulher. “É uma imensa alegria e honra estarmos na quarta edição em parceria com a Prefeitura. A gente vem percebendo que muitas mulheres têm aderido à campanha e também mais pessoas se unem às instituições como voluntárias para ajuda nessa luta”, falou.

Já a presidente da Casa Rosa, Mirtha Nunes, enfatizou a conscientização contínua. “A gente já tem um trabalho e a campanha em outubro chega para reforçar, então não tem como esquecer. A causa é bem apreciada pela população em geral. É importante dizer que nos outros meses é preciso também que as mulheres estejam com exames em dia”, recomendou.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer também esteve no lançamento e avalia que é neste período em que há maior procura por exames. “Percebemos que no mês de outubro é quando há maior procura por mamografia, ou seja, as pessoas ficam mais atentas e as mulheres se examinam mais”, pontuou a representante Maria Helena Russo. Ela também falou que a compra da camisa da campanha é uma forma de ajudar a ONG: “Sabemos que todas essas instituições passam por dificuldades, nós, especificamente, precisamos manter a casa de apoio com 40 pacientes, então fica o convite para que os maceioenses comprem a camisa que tem um valor simbólico”.

A Campanha

O Maceió Rosa faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que, no Brasil, só em 2018, registrou quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A programação completa está no site da Prefeitura: http://www.maceio.al.gov.br/maceiorosa/.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara