Prefeitura inicia fiscalização em barracas de fogos de artifício

Publicado em 07/06/2018, às 16h51

Redação

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realiza, durante o mês de junho, a Operação Barracas de Fogos. A fiscalização de posturas, com o apoio da Guarda Municipal e do Procon Municipal, está percorrendo os pontos tradicionais de comércio de fogos de artifício na capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

A ação é preventiva, educativa e punitiva, nos casos em que sejam encontradas irregularidades. Os principais objetivos são promover segurança para quem vende e para quem compra o produto, além de fazer cumprir a legislação pertinente ao comércio de fogos de artifício. Estão sendo verificados itens como licenciamento, alvará do Corpo de Bombeiros, da Eletrobras e ocupação irregular de espaço.

A coordenadora geral de Fiscalização de Posturas, Elisangella Melo, informa os primeiros resultados. Na terça-feira (05), primeiro dia da operação, foram notificadas e fechadas 16 barracas; 11 delas localizadas na Avenida da Paz (Centro), duas na Durval de Góes Monteiro e três na Avenida Maceió (Tabuleiro do Martins). “No mesmo dia, alguns dos proprietários já procuraram a Secretaria para regularizar a situação”, explica.

Na quarta-feira (06), duas barracas na Avenida Juca Sampaio (Barro Duro) foram notificadas para fechamento imediato por estarem sem alvará de funcionamento e laudo do Corpo de Bombeiros. Também no Barro Duro, três barracas funcionavam de forma regularizada e atendendo a todas as especificações legais.

Em atendimento ao art. 174 da Lei nº 3.538/1985, que cria o Código de Posturas de Maceió, as recomendações são de que as barracas deverão estar aglomeradas fora da área central em uma distância de 5m (cinco metros) umas das outras; estar providas de aparelhagem especial contra incêndios; ter afastamento mínimo de 15m (quinze metros) de qualquer faixa de rolamento do logradouro público; ter afastamento mínimo de 15m (quinze metros) de quaisquer edificações ou pontos de estacionamentos de veículos. Além disso, as barracas devem estar providas de aparelhagem especial contra incêndios.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões