Prefeitura e Pnud apresentam resultados do programa Escolas Ativas

Publicado em 03/12/2019, às 13h13
Prefeito Rui Palmeira e a secretária de Educação Ana Dayse Dorea | Pei Fon/Secom Maceió -

Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participou, nesta terça-feira, 3,  da apresentação dos dados do programa Escolas Ativas, parceria consolidada entre a Prefeitura de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que atende 5 mil alunos de dez escolas da rede municipal e deve ser estendido para outras unidades de ensino. O evento aconteceu no Jatiúca Hotel Resort.

LEIA TAMBÉM

Maceió é a primeira cidade a receber o programa, que visa incentivar a prática esportiva, atendendo a premissa de que o movimento é fundamental para o desenvolvimento humano.

O prefeito Rui Palmeira destacou a parceria com o Pnud. “O Escolas Ativas é mais uma prova de como essa parceria é proveitosa para nossa cidade. Com ela, avançamos nos índices educacionais de Maceió na última avaliação do Ideb. Foi a cidade que mais cresceu proporcionalmente”, comentou.

“O uso exagerado do celular e do videogame vem afastando as crianças do esporte e, através desse programa, queremos mudar essa realidade. Com isso, estamos, também reestruturando as unidades de ensino, com um cronograma de reforma e revitalização de 10 quadras poliesportivas”, finalizou o gestor.

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, se mostrou animada com os resultados do projeto. “Essa foi uma excelente proposta. Recebemos professores da USP e técnicos do Pnud que realizaram uma formação com nossos professores. O objetivo é trabalhar o corpo e a mente. E trabalhar para que outras escolas façam parte desse movimento. Afinal, a escola prepara o estudante para o mundo”, disse.


Prefeito Rui Palmeira ressaltou a importância da parceria com o PNUD. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Para a gerente de projetos do Pnud e coordenadora do Escolas Ativas, Vanessa Zanella, o projeto é muito amplo na perspectiva do desenvolvimento humano. “Nós temos a elaboração de uma metodologia de como ativar escolas, como tornar escolas mais ativas na atividade físico-esportiva. Também temos um caderno de desenvolvimento humano. Esse caderno é uma publicação que traz um guia para as escolas replicarem essa experiência no seu dia a dia”, explicou.

O conceito de Escola Ativa foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estabelece um marco teórico pautado em critérios que constituem a base da Escola Ativa. O projeto permite todo o envolvimento da comunidade. A Escola Ativa não é só ativa para as crianças e para os jovens, mas para todos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu