Prefeitura e Casal iniciam nesta quarta operação para combater esgoto clandestino

Publicado em 01/01/2019, às 12h35
-

Secom Maceió

Será lançada nesta quarta-feira (02), às 9h30, a Operação “Rede Limpa”, coordenada pela Prefeitura de Maceió e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Pela primeira vez, os órgãos integram um programa visando coibir ligações clandestinas de esgoto conectadas às redes de águas pluviais do município; ligações clandestinas de águas pluviais às redes de esgoto; despejo de gordura diretamente na rede de esgoto e limpa-fossa sendo colocado em locais indevidos.

LEIA TAMBÉM

A operação vai ter início na parte baixa da capital e começa pelos bairros Jatiúca e Ponta Verde, contemplando num primeiro momento a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e as ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Patmos.

“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), a Casal e o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram). Pela Prefeitura, a Seminfra fará vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais e a Sedet atuará em fiscalização e autuações de infrações, quando identificadas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, essa integração entre os órgãos só fortalece o trabalho de combate às ligações clandestinas de esgoto. “A Sedet já atua intensamente na fiscalização em parceria com a Seminfra e, agora, com a participação mais efetiva da Casal, as ações serão reforçadas e alcançaremos um resultado mais eficaz”, disse o secretário.

“O objetivo é que a Operação “Rede Limpa” seja permanente com o objetivo de corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias”, explicou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão.

Já para o presidente da Casal, Clécio Falcão, a operação só trará benefícios à população. “Essa parceria demonstra o compromisso dos gestores estaduais e municipais com o saneamento da nossa cidade, que merece atenção e deve ser cuidados por todos”, reforçou.

Nessa primeira etapa, as equipes irão atuar nas redes da parte baixa de Maceió, iniciando na Bacia do Patmos e se estendendo aos locais considerados críticos e propensos a lançamentos de águas sujas nas praias da Capital. O trabalho vai contar com aparato da Prefeitura e da Casal, que conta com 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara