Embarcação que naufragou em Maragogi não tinha registro para passeios, diz Prefeitura

Publicado em 13/12/2024, às 11h12
O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (13) - Reprodução

Pedro Acioli*

A embarcação que naufragou em Maragogi nesta sexta-feira (13), em Maragogi, não tinha registro para operar em passeios náuticos segundo disse a Prefeitura da cidade. Até por volta das 11h da manhã de hoje, o Corpo de Bombeiros confirmou um óbito entre as vítimas. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a prefeitura, a embarcação não está registrada no Cadastro Único Digital de Prestadores de Serviços de Turismo, que é um requisito obrigatório para a operação de passeios náuticos na região.

Veja a nota na íntegra da Prefeitura na íntegra: 

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, informa que, na data de hoje, ocorreu um incidente envolvendo um catamarã que resultou no naufrágio da embarcação.

De acordo com informações preliminares, a embarcação não está registrada no Cadastro Único Digital de Prestadores de Serviços de Turismo, requisito obrigatório para a operação de passeios náuticos em nossa região.

Reforçamos nosso compromisso com a segurança e a regularidade das atividades turísticas em Maragogi e informamos que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para apurar as responsabilidades e garantir o cumprimento rigoroso das normas e regulamentos.

Imediatamente após o ocorrido, todas as medidas de emergência foram acionadas. Até o momento, todos os passageiros foram resgatados com vida e estão recebendo atendimento especializado pela equipe médica da UPA de Maragogi, com o apoio do Corpo de Bombeiros. O suporte médico e assistencial está sendo prestado de forma integral e prioritária a todos os envolvidos.

As autoridades competentes já iniciaram as investigações para esclarecer as causas do incidente e assegurar a segurança de todos os usuários. Paralelamente, o Comitê de Crise da Prefeitura foi acionado e está atuando de forma integrada para monitorar a situação em tempo real, prestando suporte ágil e eficaz às vítimas e aos seus familiares.

Continuaremos mantendo a população informada sobre o andamento das apurações e reiteramos nosso compromisso com a segurança, a qualidade e o bem-estar de todos que visitam Maragogi.

O caso 

Um catamarã naufragou na manhã desta sexta-feira (13), na Praia de Barra Grande, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Dezenas de passageiros foram lançados ao mar com o naufragio. 

Ao TNH1, o Corpo de Bombeiros (CB) confirmou que as guarnições de Maragogi e um efetivo de mais de 30 militares foi deslocado para atendimento da ocorrência, além de uma aeronave com dois militares que são guarda-vidas.

O tenente-coronel Lins, que atua na ocorrência, informou que informações preliminares dão conta de 47 vítimas. "Segundo o marinheiro, havia 47 vítimas, destas 47 todas foram resgatadas, mas tivemos uma inconsciente que se encontra na UPA, mas ainda estamos fazendo um levantamento geral para que tenha esses dados definitivos", disse.

Prefeito - Por meio de nota, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, reforçou que o Município havia "intensificado a fiscalização sobre embarcações irregulares", a exemplo da que se envolveu no acidente. De acordo com o prefeito, já foi aberta sindicância para apurar o ocorrido.

"Além disso, estamos colaborando ativamente com os órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Capitania dos Portos, para garantir que os responsáveis sejam identificados e devidamente responsabilizados", diz trecho da nota divulgada pelo gestor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Naufrágio em Maragogi: proprietários, marinheiros e tripulação devem ser ouvidos pela polícia ainda nesta sexta, 13 Imagens aéreas mostram operação de resgate em naufrágio, em Maragogi Polícia e Marinha vão investigar naufrágio de catamarã em Maragogi; um turista morreu Bombeiros confirmam morte de uma pessoa em naufrágio de catamarã em Maragogi