Prefeitura de União lança edital para compra milionária de caixões

Publicado em 25/10/2017, às 14h52

Redação

Em meio à cantilena da falta de dinheiro por prefeitos alagoanos, pareceu estranha e causou polêmica a autorização da Prefeitura de União dos Palmares, na Zona da Mata, para a despesa de mais de R$ 1 milhão (exatos R$ 1.109.084,85) para a compra de urnas funerárias, o popular "caixão". O valor é referente a um pregão presencial (modalidade de compra pública) autorizado pelo prefeito Areski Freitas à Secretaria Municipal de Assistência Social. 

LEIA TAMBÉM

Diante da crise financeira das prefeituras, a notícia pegou servidores reforçou a revolta de servidores, que faziam protesto em frente à prefeitura, reivindicando o pagamento de um terço de férias que estaria em atraso. 

Segundo o sindicato dos servidores da cidade, em dez meses da gestão do prefeito, ninguém teria solicitado o auxílio de urnas funerárias à prefeitura.

O prefeito, Areski Freitas, afirma que a prefeitura é sim procurada para o serviço. "Kil", como é conhecido, disse ter sido "pego de surpresa" com o valor da compra, e que irá anular o edital. 

"Eu sabia que o edital estava aberto para a compra de caixões. Isso é até comum, porque o pessoal mais carente, geralmente, é encaminhado para a prefeitura por não ter condições de comprar quando um parente morre, mas fui pego de surpresa hoje pela manhã, quando fui informado do valor da compra”, justificou. Deveremos editar uma revogação desse edital, porque esse valor é muito alto. Não lembro de janeiro até hoje da prefeitura ter doado dez caixões", justificou

A prefeitura de União dos Palmares não é a única a comprar caixões para doar a população carente. Numa consulta informal feita pela reportagem no Diário Oficial dos Municípios, foi possível encontrar 12 publicações, onde prefeituras do interior do Estado licitam, ou aderem a atas para aquisição do mesmo material.

O Blog Local "A Palavra" divulgou foto do que seria o edital da compra.

O TNH1 conversou ainda com o ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Anselmo Brito, para consultar se há alguma ilegalidade na compra de urnas funerárias por gestores do executivo municipal. De acordo com ele, não há ilegalidade na aquisição do material, mas afirmou que esse tipo de processo não é frequente nas audições feitas pelo TCE.

O ouvidor disse ainda que a população pode denunciar atos suspeitos através dos canais da Tribunal pelo site http://tce.al.gov.br; da página do órgão no Facebook; por e-mail, através do endereço ouvidoria@tce.al.gov.br; ou pelo telefone 0800-284-0044.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20)