Prefeitura de Maceió autua BRK por ligação clandestina de esgoto na Cambona

Publicado em 18/08/2023, às 15h22
Foto: Divulgação/Semurb -

TNH1, com Secom Maceió

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou e notificou, na manhã desta sexta-feira (18), a empresa BRK Ambiental por despejar esgoto no canal da Avenida Leste Oeste. O problema foi identificado após uma denúncia. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o órgão, a ação faz parte da Operação Línguas Sujas, que além da equipe do Meio Ambiente, conta com técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). 

Durante a inspeção, os técnicos realizaram testes com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da irregularidade e posteriormente realizar os procedimentos necessários. Os dejetos lançados são transportados pela tubulação de águas pluviais e desaguam no mar, formando as chamadas línguas sujas ao longo do litoral. 

Por conta dessa infração, a BRK foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96 que no Artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”. 

Através da notificação, a Semurb solicita que as providências sejam tomadas o mais breve possível e uma defesa seja apresentada à secretaria nos próximos dias. 

“Nossas equipes estão diariamente nas ruas buscando coibir esse tipo de prática, que infelizmente tem sido recorrente em nossa cidade. A sociedade precisa entender que todo e qualquer tipo de esgoto deve ter o destino correto, seja por meio da rede de saneamento básico ou através das fossas sépticas. Rede de drenagem e boca de lobo devem receber apenas água da chuva”, disse o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da BRK Ambiental, e aguarda um posicionamento para acrescentar na matéria. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga