Redação
Após mais de 20 anos de espera, os moradores da Rua Bela Vista e adjacências, no Pontal da Barra, comemoram as obras de pavimentação que as vias estão recebendo. Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito Rui Palmeira esteve no bairro para vistoriar os trabalhos executados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra).
LEIA TAMBÉM
Os serviços estão em andamento e devem ser finalizados nos próximos dias. São cerca de 4 mil metros quadrados de ruas pavimentadas e também meio-fio e linha d’água. Além da Bela Vista, as travessas Santa Helena 1 e Santa Helena 2, a chamada Ladeira da Verdurinha e as Ruas Alto da Floresta 1 e Alto da Floresta 2 estão sendo beneficiadas.
“Estamos aqui acompanhando de perto o andamento dessas obras no Pontal da Barra, um bairro que realmente, precisava dessas melhorias e de outras ações que já trouxemos. São obras estruturantes tocadas com recursos próprios, arrecadados graças ao maceioense que paga seu imposto, sobretudo o IPTU, que estamos reinvestindo por toda a cidade”, disse o prefeito.
A vistoria foi acompanhada pelo vereador Dudu Ronalsa que, segundo o prefeito, foi um dos interlocutores entre a comunidade e o Executivo. Técnicos, servidores e o secretário de Infraestrutura participaram da vistoria. “Trata-se de uma rua muito grande e outras cinco ruas menores. Por conta das chuvas, tivemos que diminuir o ritmo, mas já retomamos os trabalhos e acreditamos que na próxima semana iremos concluir a colocação do asfalto e iremos seguir com a finalização com meio-fio e linha d’água”, explicou Roberto Fernandes, gestor da Seminfra.
Embora a obra ainda esteja em andamento, a população já destaca as mudanças. Uma delas é Teresinha de Araújo Medeiros. Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e artesã reconhecida nacionalmente, Teka Rendeira, como é mais conhecida, é moradora da Rua Bela Vista. Enquanto tece o filé na entrada de sua casa, dona Teka acompanha as máquinas operando e dando novo aspecto ao lugar. Ela fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito.
“Ver essa obra é tudo. Era tudo o que eu mais desejada. Moro há 71 anos no Pontal e estou há mais de 20 nessa rua. Era muito barro. Minha porta ficava toda suja e manchada quando os carros passavam”, relembra Teka. Sua casa, que é seu local de trabalho, já virou ponto de visita para quem vai ao bairro das rendeiras. Para ela, a obra veio para facilitar ainda mais o acesso. “Os turistas do Brasil todo vêm atrás de mim para conhecer o meu trabalho. Podem ensinar meu endereço e vir aqui que agora minha rua não é mais de barro. Ela agora é uma pista linda. A rua de Teka Rendeira virou coisa de cinema”, brincou a artesã.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Pontal, Davi Carvalho a obra trouxe muitos benefícios para a região. “Há muito tempo nosso bairro parecia esquecido, mas hoje é um verdadeiro canteiro de obras, que foi abraçado pela Prefeitura e isso é gratificante para nós da comunidade”, afirmou Davi.
Outra liderança na comunidade, Ligia Minin, mais conhecida como Lígia do Pontal fez um breve balanço das ações que o bairro tem recebido. “A comunidade luta há muitos anos. O vereador Dudu Ronalsa também caminha com os moradores. Junto ao prefeito Rui Palmeira, com a nossa reivindicação, conseguimos a reforma da Escola Silvestre Péricles, que vai se tornar de tempo integral, ganhamos a Praça Américo Custódio, que é o Porto das Canoas e estão sendo concluídas as ruas que faltavam pavimentação. O prefeito tem aberto as portas, conversando conosco e atendido nossas reivindicações”, finalizou Ligia.
LEIA MAIS