Prefeito Rui Palmeira inicia mês de abril com entregas na Saúde

Publicado em 07/04/2018, às 10h16

Redação

Com a abertura da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Sérgio Quintella, sexta-feira (06), na Santa Lúcia, o prefeito Rui Palmeira fechou a semana com três entregas importantes para a Saúde em Maceió. A agenda teve início na quarta-feira (4), quando o prefeito inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Novo Mundo e teve sequência na quinta-feira (5), com a reabertura do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), junto com outros dois blocos do PAM Salgadinho.

LEIA TAMBÉM

Para o prefeito Rui Palmeira, as unidades entregues refletem o empenho do Município em oferecer melhores condições de atendimento aos maceioenses, apesar das dificuldades para a obtenção de recursos federais. “É motivo de satisfação poder entregar equipamentos de saúde com um padrão de qualidade muito bom, é o sonho da população se tornando realidade. Essa conquista é resultado do esforço da gestão, pois tivemos muita dificuldade para a liberação de recursos”, afirmou, durante a entrega da USF Novo Mundo.

A unidade de porte II beneficiará cerca de sete mil moradores da comunidade e contará com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde. “A Unidade de Saúde da Família é a porta de entrada do usuário para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é possível resolver a maior parte dos problemas de saúde da população”, comentou o prefeito durante a inauguração.

A Unidade de Saúde Novo Mundo vai ofertar, além do atendimento médico, serviços como curativos, retirada de ponto, dispensação de medicamentos, coleta de citologia, promoção à saúde, vacinas e prevenção odontológica.

Na quinta-feira (05), no PAM Salgadinho, o prefeito fez uma das entregas mais relevantes da Saúde municipal, com a reabertura do Laclim, junto com os blocos L (Centro de Diagnóstico) e G (Centro Especializado de Reabilitação – CER III/Fisioterapia).

Durante a reinauguração, o prefeito destacou a modernização dos equipamentos instalados na unidade. “A partir de hoje, o PAM passa a funcionar com um material de ponta. Vamos ter tomógrafo, raios-X e mamógrafo digitais e teste ergométrico. São várias ações, muitas delas que não existiam aqui no PAM”, afirmou Rui Palmeira.

A nova estrutura garante ao Laclim as condições para a realização de mais de 7 mil exames por mês, com média diária de 250 atendimentos. “Todos estes atendimentos serão um benefício muito grande, não só para a população de Maceió, mas também para todo o Estado, já que muitos pacientes de outras cidades procuram a estrutura do PAM Salgadinho”, disse o prefeito.

Com a chegada dos novos equipamentos, o PAM Salgadinho passa a oferecer exames de tomografia nos próximos vinte dias. Além disso, no bloco L, os usuários do SUS contarão com salas para ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia.

O Laclim funcionará das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde. Toda a demanda de exames para o local será regulada pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e agendada no PAM Salgadinho ou nas unidades de saúde do Município.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões