Prefeito Rui Palmeira entrega Laclim totalmente reformado

Publicado em 05/04/2018, às 11h06

Redação

Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito Rui Palmeira, juntamente com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, reinaugurou o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim). O local foi entregue após passar por uma completa reforma que vai oferecer mais conforto aos usuários e servidores.

LEIA TAMBÉM

Além do Laclim, os Blocos L (Centro de Diagnóstico) e G (Centro Especializado de Reabilitação – CER III/Fisioterapia) do PAM Salgadinho também foram reformados.

Durante a reinauguração o prefeito destacou a importância do novo maquinário que foi entregue. “É um momento de muita alegria a gente poder entregar todos estes equipamentos, alguns reformados e outros novos. A partir de hoje o PAM passa a funcionar com um material de ponta. Vamos ter tomógrafo, raios X e mamógrafo digitais e teste ergométrico. São várias ações, muitas delas que não existiam aqui no PAM”, afirmou Rui Palmeira.

Com a nova estrutura, ao todo serão realizados mais de 7 mil exames por mês  e uma média diária de 250 pacientes atendidos. “Todos estes atendimentos serão um benefício muito grande, não só para a população de Maceió, mas também para todo o estado, já que muito pacientes de outras cidades procuram a estrutura aqui do PAM salgadinho”, completou.

Com a chegada dos novos equipamentos, o PAM Salgadinho passa a ser o único equipamento de saúde municipal do Nordeste que dispõe de um tomógrafo, que já está em fase de testes e começa a funcionar em cerca de 20 dias. Além do exame de tomografia, o Bloco L dispõe de salas de para ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, comentou os ganhos que as entregas vão proporcionar aos usuários. “Quando nós assumimos a SMS, o Laclim estava fechado e o CER praticamente não existia. Os equipamentos que estamos entregando aqui no Centro de Diagnóstico são fantásticos. Estamos com a sensação de dever cumprido. Nosso objetivo é sempre atender melhor a população que mais precisa”, afirmou o gestor.

Tanto os blocos quanto o Laclim passaram, durante o período de reforma, por uma reestruturação geral. Todas as instalações elétricas e de iluminação foram refeitas, a parte hidráulica foi revista e ganhou reparos. Além disso, foi refeita a pintura de todas as estruturas, as cobertas dos telhados renovadas e as esquadrias recondicionadas ou trocadas.

“O Laclim vai fazer com que a gente possa prestar um atendimento de uma forma muita mais rápida, e, consequentemente, vamos conseguir atender mais gente. Isso acaba sendo bom pra todo mundo. O Laclim tem a intenção de popularizar o exame e torná-lo acessível a quem mais precisa”, concluiu o secretário.

A usuária Creuza Conceição comemorou os avanços na saúde. “A gente tá vendo o trabalho da Prefeitura, especialmente aqui no PAM Salgadinho. Chegou muito material novo e tenho certeza que isso vai melhorar ainda mais a vida da gente que tanto precisa”, disse ela.

O Laclim funciona das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde. Toda a demanda de exames para o local será regulada pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e agendada no PAM Salgadinho ou nas unidades de saúde do Município.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões