Prefeito Rui Palmeira entrega Ecoponto no Dique Estrada

Publicado em 18/01/2018, às 16h40

Redação

LEIA TAMBÉM

O prefeito Rui Palmeira entregou, na manhã desta quinta-feira (18), o Ecoponto Dique Estrada Pablo Ângelo de Almeida, localizado na Avenida Governador Teobaldo Barbosa, no Vergel do Lago. O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), para minimizar o descarte irregular de resíduos na região.

Para o prefeito, a instalação do equipamento vai melhorar a destinação dos resíduos na região, reduzindo o descarte irregular. “Essa é uma das regiões mais problemáticas com relação à coleta, com vários pontos crônicos de lixo. A partir de agora, a Prefeitura conta com a participação da população para que o descarte regular vire rotina. Além disso, ainda existem aqui muitos carroceiros que trabalham com metralha e restos de poda, que são depositados nos canteiros e terrenos, mas agora podem ser entregues aqui”, destaca Rui Palmeira.

O Ecoponto também conta com uma rampa para facilitar o acesso dos carroceiros, que serão cadastrados e direcionados até o local de descarte. Com a ação, a Prefeitura pretende reduzir os custos da coleta e de manutenção do aterro, contribuindo para uma cidade mais limpa.

“A Prefeitura disponibiliza mais um importante equipamento que ampara os moradores e os trabalhadores que vivem desse tipo de coleta. A ideia é que esse lixo seja reaproveitado e que mais Ecopontos sejam instalados em áreas de descarte irregular da capital”, afirma o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

O gestor da Slum, Davi Maia, explica que o Ecoponto Dique Estrada não receberá material orgânico, sendo usado somente para depositar resíduos sólidos, como materiais de sobra de construção civil, restos de poda, móveis e eletrodomésticos em desuso, compondo um ambiente limpo e salubre, evitando a proliferação de vetores.

“Uma obra simples e barata, mas que tem uma importância muito grande. Todos os dias, a Slum está nas ruas, retirando lixo de pontos irregulares e essa ação integra o serviço, porque nós estamos dando a opção de descarte regular. Essa é uma região endêmica e o Ecoponto vem para minimizar a situação”.

Com este, a população já dispõe de três Ecopontos na cidade de Maceió. Os outros são o Ecoponto Pajuçara, na Rua Campos Teixeira, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, e recebe os mesmos materiais do Ecoponto Dique Estrada, e o Ecoponto do Sururu, que fica na orla lagunar e recebe as cascas do molusco.

Homenagem

O local recebe o nome de Pablo Ângelo, em homenagem ao servidor da Prefeitura de Maceió, que faleceu em 2017. Pablo trabalhou na Slum e na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semds). Familiares do servidor homenageado participaram da solenidade de entrega do equipamento.

Ação educacional

Como ação educacional relacionada ao Ecoponto, a Slum irá colocar placas nos pontos crônicos de lixo que ficam próximo ao espaço. No material, será informada a distância até o local para o correto descarte dos resíduos.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões