Prefeito entrega Cmei para crianças no Benedito Bentes

Publicado em 09/08/2019, às 15h57
-

Secom Maceió

Com o objetivo de cuidar, proteger, educar e desenvolver a cidadania na vida das crianças, o prefeito Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, entregaram, na manhã desta sexta-feira (9), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Silvânio Barbosa dos Santos. O equipamento tem capacidade de atender mais de 200 crianças e está localizado no Conjunto Residencial José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes 2, parte alta de Maceió.

LEIA TAMBÉM

A obra foi um investimento de R$ 2.717.393,80, financiado pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

“É mais uma creche importante que é entregue na nossa gestão. Essa é a 14ª e a maioria na parte alta da capital, que é a região que mais precisa desse tipo de equipamento. E fico feliz por homenagear o vereador Silvano Barbosa, um grande lutador pelo bairro do Benedito Bentes, que lamentavelmente teve a vida tirada de forma bárbara, mas fica seu exemplo. Ficamos muito felizes por esse espaço já está funcionando, atendendo mais de 100 crianças do Aprígio Vilela”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.

Apesar da crise econômica que atinge o país, o gestor lembrou as dificuldades do Município e o trabalho para os avanços na Educação: “Desde 2013 tivemos anos ruins do ponto de vista econômico e financeiro, mas independente disso buscamos alternativas e parcerias. O Cmei Professor Silvânio Barbosa, por exemplo, só conseguimos entregar porque custeamos a metade do valor com recursos próprios somados aos recursos federais. Aqui também temos servidores do novo concurso trabalhando e o melhor é ver crianças tendo acesso a uma creche de qualidade”.

O Cmei terá capacidade de atendimento de até 224 crianças nos turnos matutino e vespertino, sendo 112 crianças em período integral. O Centro Educacional possui playground, área de estacionamento, cozinha e banheiros revestidos com adaptações para alunos, estando de acordo com o as determinações do Ministério da Educação (MEC)

Ediclecia Oliveira é mãe de Guilherme Antônio Lima, de 4 anos, uma das crianças que vai interagir, brincar e a aprender no novo espaço. Ela falou da satisfação com a inauguração do novo Cmei. “Achei ótimo, estou muito feliz e agradecendo muito por ter a inauguração da escolinha. E não é só por mim, mas por todas as crianças”, comemorou Ediclecia.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destaca que a entrega de creches é um dos motivos para que a política de educação infantil de Maceió seja referência: “O Município não entrega somente creches ou a parte estrutural, hoje a capital tem sua política de educação infantil construída sendo implementada e esse é o grande diferencial para Maceió ser referencia não só para Alagoas, mas para outros estados”.

A gestora também anunciou a entrega de mais duas unidades. “Até o final do ano serão 16 novos Cmeis e todos funcionando. Essa unidade, por exemplo, tem 133 alunos matriculados, mas continuamos com a matrícula aberta para esse ano ainda e no próximo. Isso aqui representa o que nós precisamos fazer que é cuidar da população desde o nascimento. Cuidar das crianças significa dar oportunidades delas se tornarem cidadãos qualificados e responsáveis e para isso precisamos ter uma criança cuidada, zelada e protegida”, ponderou Ana Dayse.

A diretora do Cmei Professor Silvânio Barbosa dos Santos, Luciane Rodrigues Fonseca, falou da nova estrutura do Cmei: “A estrutura é maravilhosa e é muito bem equipada. É um espaço, um universo maravilhoso para essas crianças e vai ser um referencia social para essa comunidade do Benedito Bentes. Nós vamos trabalhar para desenvolver a cidadania de vida dessas crianças”.

Para a família do patrono da escola, o reconhecimento eterniza um legado. “É uma emoção muito grande, porque é um reconhecimento de tudo o que o Silvânio Barbosa fez por nosso bairro e o povo dele, como ele costumada dizer. Ser professor foi uma profissão que ele sempre gostou de exercer, além de atuar como vereador. Com a homenagem, ele será eterno”, falou Marcela Barbosa, irmã do homenageado.

Saiba mais sobre a vida do professor e vereador Silvânio Barbosa dos Santos aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara