Redação com Ascom ABIH/AL
Nas últimas semanas, as notícias de óleo nas praias nordestinas tem causado dúvida nas pessoas que estão se deslocando para as cidades litorâneas do Nordeste. Muitos internautas fizeram contato com a redação do TNH1 querendo saber sobre a situação das praias e pontos turiístico.
LEIA TAMBÉM
A boa notícia vem do IMA, Instituto de Meio Ambiente de Alagoas. O teste de balneabilidade, que atesta os níveis de contaminação nas praias, com coletas em 60 pontos do litoral, deu negativo, atestando que o óleo não contamininou nenhuma praia.
“Deu negativo [a análise]. Então a balneabilidade está sem alteração em função do óleo. Já o Ibama fez análise dos animais que são consumidos, como peixes, e não foi detectado nenhuma toxicidade”, afirmou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA. Veja o vídeo:
Setor Turístico - O presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, afirma que o trade turístico está acompanhando de perto o trabalho do IBAMA e o monitoramento as praias onde foram localizadas as manchas. “É um período de muitos turistas, que vem para Alagoas para visitar nossas praias, e graças a Deus as manchas de óleo ainda não atingiu nossas principais praias, onde todos os dias as pessoas tomam banho e foram liberadas pelo IMA. Além disso, tanto o IMA, quanto o IBAMA e a Semarh estão monitorando de perto a situação”, afirma. Milton relata ainda que, segundo dados do IBAMA, apenas 1% das praias de Alagoas foi atingido.
Dados divulgados pelas três principais companhias aéreas que operam na região, Gol, Latam e Azul, não apontam para uma fuga de turistas. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) também não verificou desistências
Ricardo César, do IMA, explicou à ABIH-AL, que as manchas em Alagoas foram esporádicas, em poucos locais. “Onde encontramos a mancha de óleo conseguimos retirar. Nossas praias estão em perfeitas condições para banho, mas continuamos monitorando”, afirmou.
O trade turístico reforça que o turista que está em Maceió ou destinos turísticos de Alagoas, ou que está com pacote comprado, pode vir tranquilamente. “Nossas praias estão todas com índices de balneabilidade positivos, ou seja, próprias para banho”, reforça o presidente da ABIH-AL, Milton Vasconcelos.
LEIA MAIS