Postos volantes vacinam contra o sarampo no fim de semana

Publicado em 28/02/2020, às 19h06
Marco Antônio/Secom Maceió -

Secom Maceió

Dando continuidade à campanha de vacinação contra o sarampo no Município, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (29) e domingo (1), vacinação nos postos volantes da capital. As ações ocorrem no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e Shopping Pátio (Benedito Bentes). A imunização de sábado acontece de 10h às 22h e, no domingo, das 14h às 20h.

LEIA TAMBÉM

Segundo a gerente de Imunização, Eunice Amorim, o objetivo da campanha é vacinar de forma seletiva pessoas de 05 a 19 anos de idade. “Será avaliada a situação vacinal dessas pessoas conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país”, explica.

Na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação, com ofertas das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A prevenção do sarampo é feita pela vacina Tríplice Viral.

Transmissão da doença

Essa é uma doença altamente contagiosa e é propagada por meio das secreções mucosas (como a saliva) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura em média 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias.

Os principais sintomas são febre, tosse persistente, conjuntivite, coriza e fotofobia. Do 2º ao 4º dia desse período os sintomas se agravam e surgem outros sinais da doença como manchas vermelhas e prostração. O sarampo também pode causar infecções nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso, podendo evoluir para óbito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu Pane em ar-condicionado teria causado incêndio em hotel em que turista morreu, diz delegada