Deisy Nascimento
No post de hoje vou falar sobre adoção responsável, ou melhor, posse responsável. Bem, se antes a relação entre tutor e animal de estimação se baseava somente no interesse onde o cão ou o gato estava em busca do alimento enquanto o tutor aproveitava o instinto de caça e proteção desses animais, a situação mudou. Nos últimos anos o afeto, o carinho e o amor estão ocupando espaço e, com ele, a posse responsável de animais.
LEIA TAMBÉM
O que é posse responsável?
É importante entender que a posse responsável de animais vai muito além do carinho e da atenção que devem ser direcionados ao pet adotado. Preservar o bem-estar animal está previsto em lei, e fazer o contrário é considerado crime.
Quando uma pessoa decida adotar um pet ela inevitavelmente assume a responsabilidade pelas condições de vida e de saúde daquele animal. Isso significa ter deveres ligados à saúde e à dignidade daquele ser vivo que passa a estar sob os seus cuidados. Confira abaixo algumas obrigações que traduzem uma posse responsável.
Adoção de animais
Eu friso sempre que na adoção responsável, o que menos importa é a idade, cor ou a raça do cão ou gato, por exemplo.
Adoção é a oportunidade que o futuro tutor tem de simplesmente acolher um animal que está precisando de um lar!
A adoção não tem custos, e você ainda terá a ajuda do abrigo para escolher o pet ideal para o seu estilo de vida. Em Alagoas há diversas ONGs e projetos que trabalham com o preenchimento de um questionário e avaliação do perfil para chegar naquele que mais se encaixa com o que o tutor e a família dele buscam.
ATENÇÃO: Acima de tudo, prepare-se para dar muito amor e aja de forma responsável. Decidiu adotar um pet, lembre-se que deverá amar, proteger, cuidar, alimentar, passear, socializar com ele por causa pelo menos 10 a 15 anos. Avalie com carinho e NUNCA abandone!
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?