Redação
Não é de hoje que a barba é relacionada à virilidade masculina e até mesmo à inteligência. Se não há provas de que uma coisa tem a ver mesmo com a outra, o que se sabe pela pura observação dos rapazes que circulam pelo mundo é que alguns têm barbas homéricas e outros passam a vida inteira de rosto liso como o de um bebê.
LEIA TAMBÉM
Não ter barba só é um problema quando o homem em questão realmente gostaria de ostentar os pelinhos no rosto – fora isso, é algo absolutamente comum e muito mais normal do que se imagina.
O fator que mais influencia a presença ou ausência de pelos na face masculina é, certamente, a genética. Os rapazes começam a ter barba na puberdade, quando os hormônios entram em ação com toda a força. O hormônio responsável pela barba é a testosterona, que faz com que os pelos comecem a crescer mais grossos e mais escuros.
Antes que você comece a tirar conclusões sobre a relação entre falta de barba e níveis de testosterona, já adiantamos: a maioria dos cuecas tem o mesmo nível desse hormônio.
A responsável pelo fato de que alguns rapazes tenham barba e outros não é puramente a genética, que faz com que cada corpo responda à testosterona de um jeito diferente. Ser geneticamente sensível a esse hormônio significa ter uma barba volumosa para ostentar, mas, por outro lado, aumenta as chances de calvice – será que é por isso que tem tanto careca barbudo por aí?
Então, se você é um rapaz que sofre pela falta de barba, o consolo é que, no futuro, suas chances de ficar careca são menores. Agora se você sempre quis ser um careca barbudo, sentimos muito.
LEIA MAIS