Por que o iPhone 12 foi barrado na França e será avaliado no Brasil

Publicado em 15/09/2023, às 22h38
Apple/Divulgação -

g1

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse na quinta-feira (14) que vai apurar o nível de radiação emitido pelo iPhone 12, lançado em 2020.

LEIA TAMBÉM

Segundo a agência Reuters, a Apple já confirmou que vai atualizar o software do produto para corrigir o problema.

A medida da agência brasileira vem depois de a França ordenar a suspensão da venda do celular por ultrapassar o limite permitido. Em nota enviada ao g1, a Anatel disse que "a área responsável está se reunindo com os organismos de certificação e laboratórios e organizando uma supervisão de mercado.

Por que a França suspendeu a venda do iPhone 12

A França suspendeu a comercialização do iPhone 12 porque o produto excede os limites de valores de ondas eletromagnéticas emitidas e que depois serão absorvidas pelo corpo humano, de acordo com a Agência Nacional de Frequências (ANFR).

A autoridade pediu que a Apple "utilize todos os meios disponíveis para remediar rapidamente essa falha" nos exemplares que já foram vendidos.

O ministro francês responsável pelo setor digital, Jean-Noël Barrot, disse que, para cumprir as regulamentações, uma simples atualização de software do iPhone 12 seria suficiente.

Especificamente, o iPhone 12 excede em 1,74 W por quilograma (W/kg) o valor limite regulamentar correspondente à energia que o corpo humano pode absorver quando o telefone é segurado na mão.

"Confio no senso de responsabilidade da empresa para cumprir nossas regras. Minha missão é fazer com que sejam respeitadas. Se não o fizerem, estou pronto para ordenar a retirada do iPhone 12 de circulação", disse Jean-Noël Barrot.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas