População da periferia recebe atendimento de saúde em casa pelo Brota na Grota

Publicado em 28/02/2024, às 13h45
Foto: Jonathan Lins -

Secom Maceió

De porta em porta, nas comunidades de difícil acesso, equipes de saúde da Prefeitura de Maceió têm realizado atendimentos a milhares de famílias por meio do Brota na Grota. Profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia e assistência social, além da equipe veterinária, prestam o serviço diariamente levando acolhimento e inclusão social à população que mais precisa.

LEIA TAMBÉM

Esta semana, a equipe está no Residencial Oiticica, no Benedito Bentes, onde mora a dona de casa Fabíola Hortência. Ela conseguiu vacinar a filhinha Soraya, de 8 meses de vida, na sala de casa, e ainda realizou medição de pressão e glicemia. “Como aqui é longe de tudo, o pessoal vindo em casa facilita muito”, diz.

A proposta do atendimento de saúde porta em porta por meio do Brota na Grota é reforçar o serviço prestado pelas unidades básicas e também realizar uma busca ativa de pessoas com diabetes, hipertensão e dores crônicas para que iniciem seu tratamento.

A enfermeira Lídva Melo, líder da equipe, explica que o objetivo do trabalho é reforçar as orientações para que as pessoas tomem a medicação prescrita para o tratamento e também previnam doenças.

“É um serviço muito necessário, porque ele vai do atendimento do bebezinho até o idoso. A gente faz o acolhimento de toda a família. Quando a gente chega em uma casa, tem os avós, os pais, as crianças, então a gente faz todo esse acolhimento, e orienta também a procurarem o médico quando é preciso”, afirma.

Antônio Duarte da Silva, que também é morador da região, aproveitou para tomar uma vacina pendente no cartão de imunização dele. Além disso, mediu a glicose e a pressão arterial. “Eu acho muito importante, principalmente para as pessoas que não podem sair de casa, que são doentes. Acho que estão fazendo o que é melhor para o povo”, avalia.

Após a semana de atendimentos, o Brota na Grota chega com uma grande estrutura ao bairro, na sexta-feira, das 9h às 15h, para que a população possa concluir o atendimento de saúde e aproveitar outros serviços, como atualização de Cadastro Único, inscrição em programas voltados para as mulheres, cadastro no Sine, corte de cabelo e escova, atendimento veterinário e outros. Esta semana, a ação itinerante será no Conjunto Oiticica, no Benedito Bentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió