Pontos de descarte de recicláveis sofrem vandalismo nos bairros da Ponta Verde e Gruta de Lourdes

Publicado em 05/04/2022, às 13h40
Foto: Reprodução/Ascom Sudes -

Ascom Sudes

Responsáveis por aproximar o cidadão do descarte correto de recicláveis, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão instalados estrategicamente em diversos bairros, nas principais vias, praças e espaços públicos da capital. No entanto, um crime é determinante para atrasar o processo de reciclagem e proporcionar gastos extras para a Prefeitura de Maceió: o vandalismo.

LEIA TAMBÉM

Durante essa segunda (05) e terça-feira (06), dois PEVs sofreram danos causados pela própria população. O equipamento situado no Mirante da Gruta teve a porta arrancada e os resíduos que estavam dentro foram arrastados para fora, causando sujeira na área, além do prejuízo financeiro.

O segundo dispositivo vandalizado foi o que fica localizado na Praça do Skate, no bairro da Ponta Verde. Nele, o suspeito ateou fogo, destruindo e incapacitando-o de ser utilizado para seu propósito. Aliás, não é a primeira vez que esse PEV sofre dano. Em 2019, o equipamento também foi queimado por populares. A substituição ou conserto de um ponto ultrapassa R$ 3.500, que poderiam ser investidos em melhorias para a limpeza urbana na cidade.

Para Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis da Sudes, a prática é de grande irresponsabilidade, sendo prejudicial para o processo de reciclagem. "Nós instalamos os PEVs para que o cidadão pudesse dar o destino correto ao seu reciclável, evitando que ele seja descartado nas ruas, praças e

Em 2021, cerca de 16 Pontos de Entrega Voluntária foram vandalizados pela população. O resultado dessas atitudes negativas foi um gasto de mais de R$ 50 mil, que poderiam ser investidos em outros setores ou equipamentos que aperfeiçoariam o nível da limpeza urbana na capital.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento