Extra Online
Uma menina de 11 anos começou a chorar quando policiais a algemaram em rua de Syracuse (estado de Nova York, EUA), na última terça-feira (14/1), durante nevasca, quando ela voltava da escola, a Brighton Academy Middle School. O motivo: a criança era, segundo os agentes, suspeita de ter roubado um carro.
LEIA TAMBÉM
A menor, em choque, ficou algemada por sete minutos. Segundo os policiais, ela estava usando a mesma jaqueta rosa, calças camufladas e tênis brancos que uma das suspeitas do roubo de um Kia, que acabou abandonado em rua próxima, contou o "Syracuse.com".
As crianças que acompanhavam a detida na volta da escola disseram repetidamente aos policiais que eles estavam com a pessoa errada, mas os apelos foram ignorados. Um primo da garota tentou explicar que a suspeita tinha pele mais clara e o cabelo mais longo, mas também não foi ouvido de imediato.
"Garota, você vai me dizer que não é você?", disse um dos agentes à menina algemada.
"Se você for honesta, vai facilitar as coisas", comentou a parceira.
Depois de sete minutos, os policiais se convenceram de que estavam com a suspeita errada, a soltaram e pediram desculpas.
A mãe da menina ficou indignada com o que aconteceu com a filha, que agora "não quer mais ir e voltar da escola a pé":
"Essa era a única liberdade que ela tinha, e agora acabou. Não consigo entender. Não consegui nem terminar de assistir ao vídeo. Mesmo que não fosse minha filha, eu não conseguiria terminar de assistir ao vídeo porque não é assim que se lida com crianças", desabafou a mãe, não identificada, à emissora WSAZ.
Um adolescente de 14 anos, que estava ao volante do Kia, foi detido após uma perseguição a pé. Dois outros menores, de 13 e 17 anos, também foram presos — mas a suspeito de casaco rosa não foi encontrada, informou a polícia local.
A polícia defendeu a decisão de deter a jovem, que disse ser "legal e razoável, dada a proximidade e a descrição das roupas do menor".
LEIA MAIS