Polícia prende quase 2 mil acusados de violência contra a mulher ao longo de 2023 em Alagoas

Publicado em 20/12/2023, às 13h33
Ascom PC -

TNH1 com PC/AL

Dados divulgados pela Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), nesta quarta-feira (20), apontam que, somente em 2023, houve 5.520 solicitações de medidas protetivas de Urgência (MPUs) em Alagoas. Desse total, 2.933 ocorreram em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Ao todo, o estado prendeu 1.917 indivíduos envolvidos em violência contra a mulher; só na capital alagoana foram realizadas 545 prisões. As estatísticas indicam que os crimes com maior percentual de incidência foram:

De acordo com os dados, a média de idade das vítimas é de 20 a 29 anos, com 31% das ocorrências. A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora da DEAMs, disse que o alto número de requerimentos de medidas protetivas de urgência representa maior confiança da sociedade nos órgãos de segurança pública e, sobretudo, menor tolerância das vítimas com relação à violência doméstica.

“Isso também se percebe com relação aos crimes de maior incidência, tanto é que os de maior frequência são crimes de menor intensidade como, por exemplo, a ameaça que figura no topo com 28% das ocorrências”, afirmou a delegada.

Ana Luíza Nogueira reforçou que os indicadores mostram uma menor tolerância aos crimes contra as mulheres que estão tentando romper o ciclo espiral da violência.

Outro detalhe destacado pela delegada foi a média de idade das vítimas. “Isso indica que as novas gerações estão mais conscientes acerca dos direitos igualitários das mulheres”, concluiu Ana Luiza. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Principal suspeito de matar menina de 12 anos a facadas premeditou crime, diz delegado Maceió e interior: 11 casos de violência contra mulher foram registrados em 15 horas Paulista é preso com simulacro de arma suspeito de agredir a companheira em prédio na Ponta Verde Homem é amarrado em árvore após invadir casa e agredir o próprio pai