Polícia Militar de Alagoas apresenta à SSP plano para implantação do TCO

Publicado em 03/03/2023, às 17h22
Foto: Divulgação -

Ascom SSP

A Comissão de Trabalho da Implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Polícia Militar de Alagoas apresentou, nesta sexta-feira (3), o plano para voltar a confeccionar o documento ao secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva. A apresentação foi coordenada pelo coronel Gerônimo do Nascimento, que é subcomandante-geral da PM e presidente da comissão.

LEIA TAMBÉM

Durante a reunião, a equipe mostrou um panorama do que a corporação vem realizando para o cumprimento do Decreto Estadual 88.653, que foi assinado pelo governador Paulo Dantas e publicado no dia 8 de fevereiro deste ano, no Diário Oficial do Estado. O decreto governamental autorizou que policiais militares voltem a registrar ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo sem a necessidade de levar os envolvidos para a delegacia. Entre 2007 e 2014, a PM realizava o procedimento.

Entre os tipos de crime que têm pena máxima de dois anos de prisão ou multa estão perturbação do sossego alheio, ameaça, lesão corporal leve e desacato. A PM está capacitando a tropa para que o efetivo esteja apto a desempenhar o procedimento estabelecido no fluxograma de padronização.

“Nosso objetivo é prestar um atendimento à população alagoana com excelência, rapidez e eficiência. Estamos instruindo nossos militares sobre o funcionamento do sistema que será usado para que tenhamos êxito nesse trabalho. Vamos iniciar em breve a fase de aplicação na unidade piloto, que será o 1º Batalhão, e a partir daí vamos expandir para as demais até que tenhamos toda a Polícia Militar elaborando o TCO e assim daremos mais essa contribuição”, destacou o coronel Gerônimo.

A lavratura do TCO será realizada pelas guarnições com um formulário de preenchimento no aplicativo Quimera, que foi desenvolvido pela SSP e já é usado para confecção de boletins de ocorrências da PM. Após a conclusão do atendimento, a seção de planejamento e emprego operacional de cada unidade da corporação funcionará como um cartório policial para revisar as informações repassadas e encaminhará o documento para o sistema do Tribunal de Justiça por meio eletrônico.

O secretário Flávio Saraiva parabenizou o empenho da equipe para que a implantação ocorra. Ele ainda ressaltou a importância desse trabalho para dar mais celeridade no atendimento ao público diante das ocorrências registradas. “A possibilidade da PM em confeccionar o TCO só traz benefícios para a população e, consequentemente, para a segurança pública. Teremos homens capacitados para prestar um serviço de qualidade no próprio local da ocorrência. O trabalho feito até aqui está sendo primordial para que iniciemos de fato esse serviço, o que deve acontecer muito em breve”, disse Flávio.

Também participaram da reunião os secretários executivos de Políticas de Segurança Pública, tenente-coronel Patrick Madeiro, e de Gestão Interna da SSP, delegado José Carlos dos Santos, o superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da Segurança Pública, coronel RR Jairisson Correia; o chefe de gabinete do secretário da SSP, coronel RR Alexandre Saraiva; o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, coronel Carlos Luna; e os tenentes-coronéis Paulo Eugênio e Marcelo Ferreira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PRF apreende mais de 68 m³ de madeira nativa irregular em Maribondo Menina que sonha em ser delegada ganha festa surpresa com participação de policiais civis Mais de 18 mulheres denunciam divulgação de falsas fotos íntimas em Maceió Câmera flagra mulher sendo esfaqueada e agredida com socos durante assalto