Redação
A Polícia Civil de Alagoas divulgou nesta quarta-feira (27) seu plano de ação para o primeiro turno das eleições municipais de 2016. Ao todo, serão mobilizados 2.027 policiais civis em todo o Estado, sendo 1.632 agentes, 250 escrivães e 145 delegados de polícia.
LEIA TAMBÉM
Nas delegacias da região metropolitana de Maceió e delegacias distritais e regionais do interior do Estado, os plantões terão início às 18 horas do dia 1° de outubro (sábado) e término às 18 horas do dia 2 de outubro (domingo).
Em todos os municípios, haverá equipes de plantão compostas por um delegado, um escrivão, um chefe de operações e, pelo menos, mais cinco policiais. As escalas estão publicadas, junto com a portaria, assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os plantões do Tigre – Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais, terão início às 8 horas do dia 1° e término às 8 horas do dia 3 de outubro.
Na Central de Flagrante I, no bairro do Farol, os plantões permanecerão conforme a escala normal, devendo a autoridade policial estar acompanhada da respectiva equipe plantonista.
As equipes do 6° e 7° Distritos de Polícia da Capital e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) ficarão responsáveis pelos plantões da Central de Flagrantes II, no bairro de Mangabeiras, respectivamente nos dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira), e 2 a 4 de outubro (domingo a terça-feira).
No período de 29 de setembro a 4 de outubro, a Central de Flagrante III, no Benedito Bentes, não funcionará, em virtude do deslocamento dos policiais para reforçarem as escalas especiais das eleições. Nesse período eleitoral, todas as ocorrências policiais de atribuição desta Central serão registradas na Central I, no Farol.
Os policiais de plantão terão direito a diárias que serão previamente pagas, e destinadas às despesas com alimentação e locomoção dos servidores. Ao término da escala especial, os servidores retornarão às suas delegacias de origem.
Os gerentes de Polícia Judiciárias das áreas 1, 2, 3 e 4, e suas equipes supervisionarão os trabalhos desenvolvidos em suas respectivas competências administrativas.
O planejamento operacional elaborado pela PC permitirá que todos os municípios do Estado tenham uma equipe da Polícia Civil trabalhando no pleito eleitoral. Para isso, a direção da instituição suspendeu as férias de agentes, escrivães e delegados, preocupada em garantir o maior número de homens nas delegacias de Maceió e de todas as cidades do interior de Alagoas.
Na semana passada, a Polícia Civil e demais forças policiais que atuarão no pleito eleitoral deste ano apresentaram, à cúpula do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), os planos de ação de cada instituição para as eleições de 02 de outubro. O delegado Aydes Ponciano foi a explanação para as autoridades presentes. O delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, também participou da reunião.
“Nosso desejo é que essas eleições municipais transcorram em clima de paz e normalidade, mas estaremos prontos para atuar em qualquer eventualidade, seguindo as determinações da Justiça Eleitoral e a orientação do governador Renan Filho e do secretário de Segurança, Lima Júnior, para que o pleito transcorra com segurança”, disse o delegado-geral Paulo Cerqueira.
LEIA MAIS
Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades