Olhar Digital
Seu telefone celular já esquentou muito e você pensou que colocá-lo dentro da geladeira poderia ser uma boa ideia para resfriar o aparelho rapidamente? Se a sua resposta foi sim, já aviso que é uma péssima ideia. Se nem pensou nisso, ótimo, continue não pensando. E vai saber o motivo agora.
LEIA TAMBÉM
Não se deve colocar o celular na geladeira, no congelador ou em qualquer outro lugar com uma temperatura muito baixa. O choque térmico pode danificar o aparelho. E os danos podem ser irreparáveis.
A mudança brusca nas condições do ambiente pode danificar componentes importantes, como a bateria, que depende de reações químicas sensíveis para funcionar.
O frio extremo, especialmente temperaturas abaixo de 0°C, pode ser extremamente prejudicial para as baterias de íons de lítio dos smartphones. O frio extremo pode causar curtos-circuitos internos, diminuindo a capacidade de carga e a vida útil da bateria.
A Apple, por exemplo, recomenda usar os dispositivos iOS e iPadOS em ambientes com temperatura de 0 a 35 °C.
Então, se o seu celular atingir uma temperatura elevada, feche os aplicativos, tire a capinha protetora e o deixe esfriar naturalmente.
Como resfriar o celular rápido? Existem algumas ações que você pode fazer para resfriar o aparelho sem danificá-lo. Além de procurar um local mais fresco e ventilado, tente as seguintes dicas:
Outra boa ideia, bem melhor do que colocar o celular dentro da geladeira, é baixar aplicativos para resfriar o celular. Conheça alguns:
Resfriador de Celular – este aplicativo gratuito para Android permite controlar a temperatura do dispositivo para evitar o superaquecimento dos componentes. Ele também detecta serviços pesados que consomem demasiadamente.
Coolify – utiliza algoritmos que aperfeiçoam cerca de 80 valores no sistema, entre bateria e porcentagem de CPU utilizada por tarefas secundárias.
Dfndr security – aplicativo de segurança gratuito para Android possui a função “Resfriar CPU” que envia notificações em caso de superaquecimento e fecha os apps que estão aquecendo seu celular.
Se o aparelho esquenta muito, isso é comum de acontecer, mas o superaquecimento deve ser evitado. Primeiro é bom descobrir os motivos que podem estar causando esse problema. E podem ser vários. O uso prolongado do celular costuma ser o top da lista, mas a bateria ou outro componente interno pode estar apresentando algum defeito.
Além da bateria, a tela e o processador são as partes que mais requerem atenção porque estão diretamente ligadas à corrente elétrica que percorrem os condutores. Saiba que quanto maior o poder de processamento, mais calor e consumo de energia serão gerados.
Por isso que o uso prolongado esquenta o celular. Se você estiver jogando um game por várias horas, ou mesmo assistindo um filme no celular, seu aparelho vai esquentar.
Quando o celular está carregando também pode esquentar, principalmente se for no carregamento rápido. É evidente que a temperatura vai subir já que durante esse período o aparelho recebe energia direta de outra fonte. Se usar o celular sob o sol muito forte ou até mesmo em um local muito quente, ele vai esquentar.
Fatores que aumentam a temperatura do celular
Agora você já sabe que pode tentar outras alternativas para resfriar o celular de modo mais rápido sem que seja dentro da geladeira. Esfrie o aparelho e sua cabeça para não arriscar com essas ideias.
LEIA MAIS