PM e Equatorial recuperam 253kg de cabos de uso exclusivo em ferro velho

Publicado em 18/12/2024, às 12h22
-

Assessoria

A Equatorial Alagoas, em parceria com a Secretaria Segurança Pública (SSP), por meio do 1º Batalhão da Polícia Militar, realizou na última segunda-feira (16) uma operação integrada em estabelecimentos que comercializam sucatas, localizados no bairro da Levada, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Durante a ação que teve como principal objetivo identificar materiais que são de uso exclusivo da Distribuidora, foram apreendidos 253kg de cabos em um ferro velho. O responsável pelo local foi conduzido até a delegacia para esclarecimentos e procedimentos cabíveis.

As ações de combate ao furto de cabos estão sendo intensificadas em Alagoas e tem o propósito de conscientizar a população sobre os principais impactos, bem como os riscos e perigos do ato criminoso e sobretudo a importância da mudança de comportamento de quem insiste em permanecer com a prática. 

O Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, explica os principais prejuízos, considerando que os furtos desses materiais impossibilitam, por exemplo, a normalização de uma ocorrência através de manobras remotas na rede elétrica, executadas pelos técnicos que operam o sistema da concessionária.

“Um restabelecimento de energia que aconteceria em segundos pode levar horas. Com isso, residências, hospitais, comércios e outros segmentos que exercem atividades essenciais para população são impactados pelo ato ilegal. Além disso, o furto de cabos representa uma prática extremamente perigosa e que na maioria das vezes são realizadas por pessoas despreparadas, sem autorização e sem equipamentos de proteção tendo grande chances de receber uma descarga elétrica fatal”, frisou o gerente.  

“Além disso, os fios podem ficar energizados, gerando riscos para toda a população. Um outro prejuízo causado pela prática é o deslocamento das nossas equipes e recursos para atuar na substituição dos cabos furtados, que poderiam ser direcionadas para outro atendimento, outra ocorrência”, reforçou.

Fiscalização e comercialização

O furto de cabos de cobre ou alumínio e equipamentos da rede elétrica são configurados com crime e a comercialização dos materiais também. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta a importância do cumprimento da Lei nº 13.344/2016 que exige que os comerciantes de sucata mantenham os registros detalhados das transações, ajudando assim, no rastreio quanto à origem do material.

Canal de denúncia

As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O Boticário presenteia Maceió com globo instagramável neste Natal Mulher é presa na Ponta Verde após 'pagar' consulta psiquiátrica com Pix falso Justiça decide suspender faixa verde e medida que proíbe estacionamento de veículos na orla de Maceió Bombeiros controlam princípio de incêndio em vegetação próxima ao Parque Municipal de Maceió