Plenário inicia votação de integrantes da comissão do impeachment

Publicado em 08/12/2015, às 16h53
-

Redação

Plenário agitada para escolher comissão do impechment (Crédito: Agência Brasil)

Iniciada votação

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, determinou o início da votação em Plenário dos integrantes da comissão especial destinada a dar parecer sobre o pedido de impeachment. A votação é secreta e foi iniciada em meio a protestos de partidos queriam fazer questões de ordem.

A denúncia contra a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade foi feita pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.

A chapa 1, que tem as indicações feitas pelos líderes da base governista, conta com 49 membros. A chapa 2, que foi formada, em sua maioria, por deputados que fazem oposição ao governo, tem 39 inscritos.

A comissão será formada por 65 membros, e as chapas precisam ter o número mínimo de 33 integrantes.

Devido à presença de três deputados nas duas chapas, o presidente da Câmara decidiu que eles concorrerão somente na chapa 2, devido à sua formação com a manifestação explícita de sua vontade de participação nela. Estão nesse caso os deputados Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), Pr. Marcos Feliciano (PSC-SP) e Silas Câmara (PSB-AM).

Votação de integrantes da comissão do impeachment continua após tumulto

Após tentativas de alguns deputados de impedir a votação nas urnas dispostas em cabines de votação, líderes partidários governistas tentaram convencer o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a suspender a votação da chapa para compor a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O número de cabines foi reduzido porque houve danos em algumas delas.

Pouco antes, os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Paulo Pereira da Silva (SD-SP) discutiram e foram contidos por colegas. Apesar do tumulto, a votação continua nas cabines.

A comissão será formada por 65 membros, e as chapas têm que ter o número mínimo de 33 integrantes.

As vagas não indicadas na chapa vencedora serão preenchidas posteriormente com candidaturas de deputados pertencentes ao partido ao qual cabe a vaga.

A chapa 1, que tem as indicações feitas pelos líderes da base governista, conta com 49 membros. A chapa 2, que foi formada, em sua maioria, por deputados que fazem oposição ao governo, tem 39 inscritos.



Fonte: Agência Câmara


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira