Plantão: 50 denúncias de assédio eleitoral já foram recebidas pelo MPT; saiba como denunciar

Publicado em 30/10/2022, às 11h35
Ilustração -

Assessoria MPT AL

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) segue de plantão com sua equipe de procuradores e servidores, dessa vez com o enfoque em garantir o direito ao voto dos trabalhadores com expediente no domingo de eleições. A instituição ministerial já recebeu 50 denúncias de assédio eleitoral no meio ambiente laboral. 

LEIA TAMBÉM

Segundo o procurador-chefe do MPT/AL, Rafael Gazzaneo, o assédio moral do tipo eleitoral no trabalho não se caracteriza apenas quando o empregado constrange, coage e ameaça, de forma ostensiva e sutil, o seu empregado a votar no candidato de preferência do patrão.

“O assédio eleitoral também se caracteriza quando o empregador impede ou coloca obstáculos para o trabalhador exercer o direito de voto. Logo está o empregador, naquelas atividades em que há prestação de trabalho, das 8h às 17h deste domingo, obrigado a autorizar e permitir que o empregado possa se dirigir ao seu local de votação e, assim, exercer seu sagrado direito democrático”, explicou o chefe do MPT/AL.

Além de assédio eleitoral no trabalho, o abuso de poder econômico do empregador sobre o empregado, impedindo-o de votar, também pode ser considerado crime eleitoral.

De acordo com a Lei n. 4.737/1965 (Lei Eleitoral), proibir ou dificultar o exercício do voto é crime eleitoral, punido com detenção de até seis meses e pagamento de multa. Se o MPT/AL tomar conhecimento da conduta, acionará o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal em Alagoas.

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas possui cinco meios para recebimentos de denúncia de assédio eleitoral: telefone (2123-7992), WhatsApp (99335-6203), site institucional (www.prt19.mpt.mp.br/servicos/denuncias), aplicativo (Pardal MPT) e atendimento presencial (Rua Professor Lourenço Peixoto, Loteamento Stella Maris, Quadra 36, bairro da Jatiúca, nº 90, em Maceió).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereadores eleitos por Maceió são diplomados Após nova totalização de votos, vereadoras "eleitas" em Anadia ficam como suplentes Anadia: nova totalização dos votos para vereador vai ser realizada nesta segunda (09) Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título