Planta Maceió: população recebe mudas para ampliar arborização

Publicado em 13/08/2017, às 22h46

Redação

Aos 87 anos de idade, Diva Fonseca é um exemplo de responsabilidade ambiental, Ao lado da filha, a aposentada compareceu ao Maceió Shopping, no sábado (12), para buscar uma das mil mudas entregues à população pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) por meio do projeto Planta Maceió.

LEIA TAMBÉM

A ação de educação ambiental foi lançada pela Semds com o objetivo de incentivar os cidadãos a colaborar com a arborização da cidade. Segundo destacou o titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, o projeto será levado às oito regiões administrativas de Maceió. “A cada quinze dias, estaremos em um bairro diferente, sempre em locais de grande movimentação, com a doação de mil mudas e com as orientações da equipe técnica”, explicou.

A ação foi acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Semds), que explicaram aos maceioenses sobre os tipos de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável.

Além da orientação, os cidadãos também receberam um folheto informativo com o passo a passo do plantio e as orientações sobre os cuidados com a árvore. Um cadastro foi realizado para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e acompanhar o crescimento das plantas.

A dona de casa Graciete Moraes também participou da ação e destacou a importância da doação de mudas. “É um trabalho muito importante e que deve continuar, pois incentiva a população a valorizar o meio ambiente. Todos têm o dever de ajudar não somente plantando, mas cuidando das árvores já existentes. Elas deixam a cidade mais bonita e trazem diversos benefícios, como a melhora da qualidade do ar”, disse a moradora do bairro de Ponta Verde.

Ao todo foram doadas cerca de mil mudas, entre mais de 20 espécies de exemplares nativos da Mata Atlântica e plantas ornamentais de pequeno, médio e grande portes. Cada cidadão teve o direito de escolher até três mudas, resultando em um cadastro de aproximadamente 400 pessoas de diversos bairros da capital.

O secretário Gustavo Acioli Torres ainda destacou que, além de colaborar com a arborização, o foco da ação é a orientação à população. “O plantio é importante e deve ser feito com a ajuda dos maceioenses, mas precisa ser feito com a orientação profissional para evitar que, ao crescer, a planta tenha que ser suprimida por prejudicar redes hidráulica ou elétrica, por interferir na infraestrutura ou que tombe, causando prejuízos”, acrescentou.

Segundo o titular da Semds, a próxima ação acontece ainda no mês de agosto, desta vez no complexo habitacional Benedito Bentes. O local e horário da segunda edição do projeto Planta Maceió serão divulgados na próxima semana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Familiares, autoridades e admiradores de Biu de Lira participam de Missa de 7º Dia Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos