Placa Mercosul começa a valer dia 31: Alagoas vai pedir adiamento

Publicado em 20/01/2020, às 17h26 - Atualizado às 17h32
-

Edson Moura

Rio de Janeiro foi o primeiro estado a implantar nova placa Mercosul em 2018. Foto: Arquivo

A novela da placa padrão Mercosul continua. Anunciada em 2014 com previsão para começar a ser implantada em 2016, só agora em 2020 é que a nova placa deverá ser utilizada por todos os estados brasileiros. O novo prazo é dia 31 de janeiro.

LEIA TAMBÉM

Esse prazo foi estipulado pelo CONTRAN na resolução nº 780/2019 de julho do ano passado, que determina a data limite que todas as unidades federativas do país deveriam começar a utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV). Só que nem todos devem começar a utilizar o sistema já a partir de fevereiro.

Dos 26 Estados brasileiros, 10 já tinham aderido à nova PIV:  Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Alagoas vai atrasar

Alagoas é um dos estados que não terão como atender a resolução de imediato. O Detran está com todo o sistema pronto mas as empresas cadastradas para a fabricação das placas disseram que ainda não e acabaram pedindo assim um adiamento de 60 dias.

O Pajuçara Auto entrou em contato com o Detran-AL que explicou o pedido de adiamento por meio de nota:

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que já está com todos os requisitos técnicos para implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV), de acordo com a resolução n° 780, criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Entretanto, para o início do processo existem circunstâncias que não são de responsabilidade da autarquia como é caso do mercado de estampadores (antigas casas de placas) que solicitaram a prorrogação do prazo, em razão de documentação e impactos relativos ao custo na infraestrutura necessária.

Diante disso, a direção do órgão reforça que vai requerer ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o adiamento do prazo por 60 dias e todas as informações referentes à mudança, serão divulgadas para a população pelos canais oficiais do Detran/AL e pela imprensa, lembrando que o início do processo será apenas para os carros novos.

Nova Placa: Quais as mudanças?

Além do prazo previsto para começar dia 31 de janeiro, a resolução de julho também trouxe mudanças na placa que já estava sendo utilizada em outros estados.

A simplificação do Denatran contou com a retirada de alguns dispositivos de segurança como ondas sinusoidais, uma espécie de marca d’água, e a película refletiva que traz as inscrições “Brasil Mercosul” em cores variáveis por cima dos número. Agora, o Denatran prevê que as inscrições sobre os caracteres serão ‘Denatran’, com o padrão de cores igual ao dos caracteres, apenas com a tonalidade diferente, sem efeitos difrativos e sem retrorrefletividade. Apenas com essas mudanças o Denatran prevê uma redução no preço das placas e um aumento da oferta de fabricantes.

Além disso passaria a ser de responsabilidade dos estados o cadastro das empresas que irão estampar as placas. O Denatran agora ficarão apenas responsáveis pelo cadastro das fabricantes.

Reportagem: Edson Moura 

Leia também:

Placas Mercosul só em 2020: Governo adia implantação em 19 estados e no DF

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas