PIX bateu recorde de transações na sexta-feira (6), diz Banco Central

Publicado em 09/05/2022, às 10h38
O PIX começou em novembro de 2020 e já tem mais de 430 milhões de chaves cadastradas | Foto: Reprodução/Agência Brasil -

G1

O sistema PIX bateu recorde de transações em um só dia na sexta-feira (6), informou o Banco Central. De acordo com o BC, foram feitas 73.198.432 de operações. O recorde anterior, de 63.504.253, foi alcançado em 7 de abril.

LEIA TAMBÉM

O PIX, lançado em novembro de 2020, tem mais de 430 milhões de chaves registradas, segundo a instituição. Além de servir para compras e pagamento de contas, a expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A quantia cai instantaneamente.

O PIX permite fazer e receber pagamentos ou transferências via QR Code, link ou inserção dos dados de pessoas físicas e jurídicas, como e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ, as chamas chaves PIX, que funcionarão como uma espécie de "apelido" para identificar o usuário. Com essas chaves, não será preciso mais digitar os dados bancários.

A pessoa física pode ter chaves em mais de uma instituição bancária, mas só pode ter uma modalidade por instituição. Se cadastrar o CPF em um determinado banco, por exemplo, ele só pode ser usado como chave naquele banco.

Saque e troco - Em novembro de 2021, foram lançadas as funcionalidades PIX Saque e o PIX Troco. Por meio delas, é possível realizar saques em alguns estabelecimentos, ou pedir troco em moeda corrente. As novas modalidades, porém, tiveram baixa adesão.

Entre dezembro do ano passado e março desde ano, foram realizadas apenas 290 mil transações das modalidades, de acordo com balanço feito pelo Banco Central do Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja as datas de pagamento de benefícios do INSS em 2025 Pix e cartão de crédito: entenda as novas regras de fiscalização da Receita Serasa: maioria deve gastar até R$ 4 mil em despesas de início de ano Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025