Bruno Protasio e Paulo Victor Malta
Bruno Pivetti concedeu, na tarde desta segunda-feira, 9, no CT Ninho do Galo, a primeira entrevista como novo técnico do CRB. O treinador citou quais mudanças serão feitas e projetou uma remontada para recuperar a pontuação na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. O comandante chega para tentar encerrar uma sequência de 11 jogos sem vitória.
LEIA TAMBÉM
'Colapso', troca de técnico e mais: veja o que diz diretoria do CRB na chegada de Pivetti
"São fundamentais, porque o elenco com as capacidades de rendimento do futebol tem quatro fatores: tática, técnica, física e psicológica. Talvez o mais importante daí seja a questão mental, psicológica, porque sem a questão mental, os outros fatores não conseguem funcionar. A cabeça, a nossa mente manda em tudo. É ela que é capaz de nos fazer vencedores e competitivos. O fundamental é resgatar essa confiança do grupo. Costumo dizer que, nada melhor para resgatar a confiança do grupo do que os resultados. Os jogadores sabem o potencial que têm. Através das nossas conversas, conseguimos elevar o moral da equipe, porque isso é de fundamental importância. E depois os ajustes táticos, técnicos e físicos são naturais, vamos conquistando treino a treino. Cada vez mais a equipe vai pegando a nossa ideia de jogo para que isso se torne praticamente um hábito aos jogadores. O fundamental, nesse momento, é resgatar a confiança, oferecer apoio e acolhimento aos jogadores, para que eles possam se sentir o mais confortável possível dentro de campo. Para que possam desempenhar novamente o grande futebol que eles mesmos desempenharam e demonstraram que são capazes. Não tenho dúvidas que o grupo vai conseguir oferecer essa remontada no campeonato e vamos ser competitivos e fortes".
O Galo tem 25 pontos e ocupa a 17ª posição na tabela. A estreia de Bruno Pivetti será contra o Sport nesta quarta-feira, 11, às 21h30, no Rei Pelé, em confronto atrasado da sétima rodada. Os dois times voltam a se enfrentar no domingo, 15, às 18h30, pela 26ª rodada, na Ilha do Retiro.
"Do ponto de vista ofensivo, tenho muita semelhança com o Daniel nessa combinação de jogo mais apoiado, mas também não abrindo mão de um jogo mais vertical, de chegada rápida ao campo do adversário. Talvez uma das principais modificações será o processo defensivo. Sou adepto de marcação zonal, mas sendo zona pressionante. Minha ideia é combinar essa boa agressividade defensiva nos duelos que a equipe vinha demonstrando no ano, mas também dentro de uma marcação posicional, em que a referência de marcação seja mais o espaço e nem tanto o adversário. Acredito que esse seja o ajuste que já começamos a implementar na equipe. Foram somente dois treinos, mas dentro deles verificamos que os jogadores estão oferecendo boa resposta. Mas o principal é a gente focar completamente nossos esforços no jogo da quarta-feira, que para nós é uma final de campeonato. Significa essa meta de curtíssimo prazo de sair da zona do rebaixamento o quanto antes, para poder perspectivar posições mais acima da tabela, que é o nosso grande objetivo".
O treinador também foi questionado sobre a utilização do atacante Anselmo Ramon, artilheiro do time com 21 gols na temporada, mas que não marca desde o empate com o Santos, na 18ª rodada.
"O Anselmo talvez seja um dos centroavantes mais talentosos que eu tenha trabalhado na carreira. Trabalhei com o Anselmo no Vitória em 2019. É um jogador que tem muita facilidade para esse jogo apoiado, jogo de pivô, mas também infiltra muito bem na área, sabe aproveitar os espaços e finaliza como ninguém. Não é à toa que é um dos ídolos do CRB, grande artilheiro e jogador. Mas que, apesar disso tudo, ainda é ser humano, e todo ser humano em qualquer meio de produção, oscila eventualmente. Para isso, temos que resgatar a confiança. O Anselmo é um jogador extremamente inteligente e experiente, tive uma conversa com ele, sim, é um jogador muito importante dentro do nosso elenco. Temos ainda mais dois treinos antes de definir os 11 iniciais para o próximo jogo. A torcida pode ficar tranquila que vamos trabalhar muito para poder selecionar os melhores 11 para iniciar a partida", comentou Pivetti.
LEIA MAIS