Pinheiro: Prefeitura e Braskem formalizam Plano de Trabalho

Publicado em 03/05/2019, às 18h14
-

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió e a Braskem assinaram, na tarde desta sexta-feira (03), o Plano de Trabalho relativo às ações que a empresa vai realizar na região do Pinheiro, com o objetivo de monitorar o bairro e reduzir os efeitos da chuva nas vias e imóveis atingidos pelas rachaduras. O plano faz parte do Termo de Cooperação Técnica, assinado pela Braskem e o Município no dia 8 de abril, mediado pelos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Alagoas (MPE).

LEIA TAMBÉM

Com a assinatura,  a Braskem, que já havia manifestado a intenção de colaborar, executará algumas intervenções no bairro.

Ações do Plano de Trabalho

– Instalação de um sistema de drenagem e recuperação de tubulações que foram danificadas pelas fissuras surgidas no bairro. O objetivo é reduzir os efeitos que uma chuva forte pode causar;

– Instalação de um sistema de monitoramento por DGPS para identificar possíveis afundamentos do solo, com aquisição de emissores, receptores e programa de computador;

– Contratação de serviço de vídeo inspeção por robô para averiguar o duto central de drenagem do bairro;

– Contratação de serviço de engenharia para recuperar vias atingidas pelas rachaduras;

– Inspeção em apartamentos dos conjuntos Divaldo Suruagy e Jardim Acácia, além das escolas Padre Brandão Lima, Radialista Edécio Lopes, Luiz Calheiros Junior e Nossa Senhora do Bom Conselho.

– Doação de equipamentos para central de monitoramento da Defesa Civil de Maceió, como monitores, computadores e rádios móveis;

– Doação de sinalização para as rotas de fuga, previstas no Plano de Evacuação.

“O documento traz em detalhes as ações que devem ser realizadas no bairro e as obrigações, tanto da Braskem quanto da Prefeitura, para que tudo seja executado no prazo previsto”, afirma Arthur Rodas, coordenador de Ação e Contingência da Defesa Civil de Maceió.

Ainda segundo Rodas, as ações serão executadas independente do resultado do laudo produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre a região do Pinheiro, a ser divulgado na próxima quarta-feira (08), em Maceió.

“Esse é um passo muito importante para minimizar possíveis problemas que possam ocorrer na região do Pinheiro, principalmente nesta quadra chuvosa”, acrescentou Rodas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara