Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió e a Braskem assinaram, na tarde desta sexta-feira (03), o Plano de Trabalho relativo às ações que a empresa vai realizar na região do Pinheiro, com o objetivo de monitorar o bairro e reduzir os efeitos da chuva nas vias e imóveis atingidos pelas rachaduras. O plano faz parte do Termo de Cooperação Técnica, assinado pela Braskem e o Município no dia 8 de abril, mediado pelos ministérios públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de Alagoas (MPE).
LEIA TAMBÉM
Com a assinatura, a Braskem, que já havia manifestado a intenção de colaborar, executará algumas intervenções no bairro.
– Instalação de um sistema de drenagem e recuperação de tubulações que foram danificadas pelas fissuras surgidas no bairro. O objetivo é reduzir os efeitos que uma chuva forte pode causar;
– Instalação de um sistema de monitoramento por DGPS para identificar possíveis afundamentos do solo, com aquisição de emissores, receptores e programa de computador;
– Contratação de serviço de vídeo inspeção por robô para averiguar o duto central de drenagem do bairro;
– Contratação de serviço de engenharia para recuperar vias atingidas pelas rachaduras;
– Inspeção em apartamentos dos conjuntos Divaldo Suruagy e Jardim Acácia, além das escolas Padre Brandão Lima, Radialista Edécio Lopes, Luiz Calheiros Junior e Nossa Senhora do Bom Conselho.
– Doação de equipamentos para central de monitoramento da Defesa Civil de Maceió, como monitores, computadores e rádios móveis;
– Doação de sinalização para as rotas de fuga, previstas no Plano de Evacuação.
“O documento traz em detalhes as ações que devem ser realizadas no bairro e as obrigações, tanto da Braskem quanto da Prefeitura, para que tudo seja executado no prazo previsto”, afirma Arthur Rodas, coordenador de Ação e Contingência da Defesa Civil de Maceió.
Ainda segundo Rodas, as ações serão executadas independente do resultado do laudo produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre a região do Pinheiro, a ser divulgado na próxima quarta-feira (08), em Maceió.
“Esse é um passo muito importante para minimizar possíveis problemas que possam ocorrer na região do Pinheiro, principalmente nesta quadra chuvosa”, acrescentou Rodas.
LEIA MAIS