Secom Maceió
A Força Nacional do SUS (FN-SUS) está em Maceió, onde conduz em parceria com as secretarias de saúde do estado de Alagoas e da capital, uma atividade de capacitação para resposta a incidente com múltiplas vítimas por conta da situação de risco de afundamento de terreno dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, região de alta ocupação populacional e de vários equipamentos de saúde como hospitais e unidades de saúde da família.
LEIA TAMBÉM
No último dia de treinamento, no sábado (06), está programado o simulado de cena, no Estacionamento do Jaraguá, a partir das 8h, envolvendo os participantes para vivência realística de um incidente com múltiplas vítimas, possibilitando um espaço de treinamento prático para o atendimento em saúde assim como o trabalho articulado dos diferentes setores na condução da cena do incidente.
Outras atividades aconteceram na sede do Conselho Regional de Medicina (CREMAL) de Alagoas com dois dias de intensos debates e exercícios de cena, propiciando reflexão crítica para simulação de situações prováveis, tanto do cotidiano como para o atendimento ao possível desastre em curso. Estão participando médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, bombeiros, socorristas do SAMU, outros profissionais de saúde, funcionários da Defesa Civil do município e do estado, além de trabalhadores de órgãos de trânsito e de segurança.
A Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde, articula junto com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde e outros gestores locais na realização de atividades para construção e qualificação do plano de contingência, elaboração de planos de evacuação e capacitações de profissionais para atendimento no caso do desastre se efetivar. Esta atividade foi pactuada pelo Coes (Comitê Operativo de Emergência em Saúde), instituído por Portaria publicado no DOE por ocasião do desastre em curso, composto por gestores e técnicos das secretarias de saúde do estado e da capital de Alagoas.
As ações são estratégicas para o apoio ao estado de Alagoas e município de Maceió, bem como estruturantes para o fortalecimento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências para atuação no cotidiano do SUS.
LEIA MAIS