Pinheiro e região: Programa de Compensação realocou cerca de 7.200 famílias da área de risco

Publicado em 05/11/2020, às 09h06
Foto: Cortesia ao TNH1 -

Ascom Braskem

A realocação dos moradores das áreas de risco atingiu 95% dos imóveis localizados nas áreas de resguardo, Zonas A, B, C, D e E do mapa de desocupação da Defesa Civil. Até outubro, 7.241 imóveis foram desocupados e 378 moradores estão com mudanças agendadas. Esses dados estão no relatório mensal de acompanhamento do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) e foram apresentados às autoridades* signatárias do Termo de Acordo assinado em janeiro deste ano.

LEIA TAMBÉM

A prioridade da Braskem é a segurança dos moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, e para isso a empresa vem tomando todas as medidas necessárias para realocar os moradores dos bairros afetados pelo fenômeno geológico.

O PCF também acelerou o fluxo de compensação financeira e atingiu 2.263 propostas de compensação financeira apresentadas até 30 de outubro. Isso significa que a média mensal de acordos com os moradores continua aumentando – só em outubro, foram apresentadas 473 propostas. O cronograma de entrada no fluxo de compensação do Programa foi antecipado em cinco meses, e agora já estão em atendimento os imóveis também da Zona D. O fluxo de compensação dos imóveis da Zona E será iniciado em janeiro de 2021.

As equipes dos técnicos sociais estão em campo para a identificação dos imóveis recentemente incorporados ao mapa de desocupação. Em menos de uma semana, foram identificados todos os 87 imóveis da Zona F e o trabalho continua com a identificação dos cerca de 2 mil imóveis da Zona G. De acordo com o calendário divulgado, até 28 de novembro estará concluída toda a etapa de identificação dessas duas zonas. Os ingressos no fluxo de compensação da Zona F serão a partir de março de 2021;  para a Zona G, será a partir de abril de 2021.

A equipe de técnicos sociais e facilitadores dedicada ao Programa conta com mais de 400 profissionais, que estão fazendo o atendimento à distância aos moradores, por telefone ou via internet, para garantir a continuidade do processo de compensação mesmo durante a pandemia da Covid-19. Como resultado, mais de R$ 227milhões já foram pagos entre os auxílios financeiros para a realocação das famílias e indenizações.

Mais informações sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e outras ações que vêm sendo adotadas pela Braskem na região podem ser encontradas no site braskem.com.br/alagoas, pelo telefone 0800-006-3029 (ligações gratuitas de segunda a sexta, das 9 às 18 horas) e nas redes sociais do Integra.mcz.


*Defensoria Pública de Alagoas, Defensoria Pública da União, Ministério Público de Alagoas e Ministério Público Federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT protocola denúncia para investigar acidente que matou trabalhador soterrado em areia Defesa Civil realiza vistoria em hotel na Pajuçara que pegou fogo nesta quinta-feira (16) PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro