Pinheiro: Defesa Civil detalha como será simulado de evacuação

Publicado em 13/02/2019, às 10h10
Evacuação do bairro deve seguir a direção da Avenida Fernandes Lima | Arquivo / TNH1 -

Deborah Freire

A possibilidade de outro tremor de terra no Pinheiro, em Maceió, semelhante ao que ocorreu em março do ano passado, ou ainda mais forte, com a existência de vítimas, mobilizou órgãos públicos das três esferas (municipal, estadual e federal), em um plano conjunto de evacuação do bairro.

LEIA TAMBÉM

Uma simulação irá ocorrer neste sábado (16), a partir das 15h, e pretende deixar os moradores da região informados e preparados sobre o que fazer e para onde ir em caso de emergência. A ação vai durar 45 minutos e, nos últimos 15 minutos, será feita a avaliação do trabalho e a orientação dos participantes para corrigir os erros. O encerramento será às 16h.

A participação da população será voluntária, e para tirar dúvidas sobre todo o plano, o TNH1, a TV Pajuçara e a Rádio Pajuçara ouviram o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Pereira. Confira abaixo todas as informações sobre o simulado de evacuação.

Que órgãos irão participar

Defesa Civil (municipal, estadual e federal), Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, PM, instituições civis, dentre outros órgãos.

O que cada um vai fazer?

Todos se reúnem uma horas antes, às 14h, no centro de comando, localizado no Quartel do Exército, e de lá saem em quatro comboios. Dois seguem pela parte Sul do Pinheiro e dois pela parte Norte, fazendo uma varredura para simular a retirada de moradores de suas casas e orientá-los a seguir para os pontos seguros.

100 homens e mulheres estarão dentro do bairro, na principal praça do bairro, e se deslocam em grupos de 25 em direção aos quaro pontos de encontro, convidando os moradores, porta a porta, para participar.

Viaturas estarão circulando no bairro para mostrar que é o momento de evacuação.

Pontos de encontro

São quatro no total:

- Cepa, próximo ao ginásio e à piscina;

- Rua Clarêncio Jucá, vizinho à Hyundai,;

- Estacionamento da Casa Vieira;

- Terminal do Sanatório.

Lá, as pessoas serão recepcionadas pela Prefeitura, que faz a parte do cadastro e deslocamento, se for o caso, para abrigos pré-determinados pelo Município.

Papel da população

A Defesa Civil ressalta que é importante que a população saia espontaneamente, de forma voluntária e sozinha. A intenção é fazer com que todos saibam para onde ir em caso de emergência.

“Nós não sabemos que horas pode acontecer. O mais importante é que a população identifique os pontos seguros do bairro, o ponto mais perto de onde ela se encontra naquele momento”, explicou o coordenador.

A população deve saber que todo o direcionamento da evacuação será do centro do bairro para a extremidade. Deve-se ter como referência a Avenida Fernandes Lima, e nunca a lagoa.

Bloqueios de vias

Das 15h às 16h, todos os acessos ao Pinheiro estarão bloqueados durante a simulação. Só será permitido deixar o bairro. Esses acessos são principalmente as vias transversais à Avenida Fernandes Lima.

“Se alguém está pensando em transitar por ali, evite esse horário porque terá problemas com o trânsito”, sugere o tenente-coronel Moisés.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara