Pilotos alemães morrem após avião da 2ª Guerra Mundial cair na Finlândia

Publicado em 17/10/2024, às 20h09

Thiago Bomfim / Folhapress

Dois pilotos alemães morreram em Helsinque, na Finlândia, após o avião de pequeno porte que pilotavam sofrer uma pane e cair. O acidente aconteceu hoje (17).

LEIA TAMBÉM

Aeronave caiu minutos após decolagem. As autoridades finlandesas confirmaram que o avião monomotor pegou fogo logo após cair, e que uma investigação foi iniciada para entender a causa do acidente. A polícia local acredita que não há crime envolvido, e que a aeronave caiu por uma falha no motor.

Avião fora comprado recentemente e estava em voo de teste. Segundo a mídia local finlandesa, esta unidade fora produzida em 1942 e era o único do tipo no país. Ele fora trazido em 2020 e teria sido inspecionado no início deste mês, antes de ser testado e levado à Alemanha pelos compradores, que não tiveram suas identidades reveladas. A polícia local afirmou que ambas vítimas eram pilotos experientes.

Modelo de avião foi usado durante a Segunda Guerra Mundial. A aeronave T-6 Texan foi criado para treinar pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos, e foi adotado por várias forças armadas pelo mundo entre 1936 e 1995, ano em que foi aposentado pela Força Aérea da África do Sul.

Força Aérea Brasileira usou modelo de avião em treinamentos. Segundo a FAB, 81 aviões T-6 foram montados na Fábrica de Aviões de Lagoa Santa (MG) entre 1945 e 1952, e um total de 150 foram usados em "treinamentos avançados" e pela Esquadrilha da Fumaça. O modelo foi aposentado no país em 1976, mas ainda há 6 deles que operam sob registro civil.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA Quatro aviões colidem na pista do aeroporto de Boston e provocam caos; assista Noiva encontrada morta horas após postar fotos da lua de mel tinha ingerido drogas psicoativas