Da Redação, com Ascom Pilar
Foi inaugurada, nesse domingo (31), a primeira Casa destinada à saúde e atendimento da mulher vítima de violência do Brasil. A Casa da Mulher Pilarense conta com duas madrinhas: a cantora Elba Ramalho, que participou da inauguração no município do Pilar, e a deputada estadual Fátima Canuto, idealizadora do projeto.
LEIA TAMBÉM
O espaço vai ofertar atendimentos de ginecologia, obstetrícia, psicologia e mastologia, além de serviços de assistência social e consulta com cirurgiões plásticos, exames de ultrassonografia e de pulsão, mamografia, colposcopia e cardiotocografia.
Para as vítimas de violência doméstica, o local dispõe de uma equipe multiprofissional para atender essas mulheres, inclusive advogadas. A Casa da Mulher Pilarense também oferece práticas integrativas e complementares, como yoga, hidroginástica, pilates e aromaterapia.
De acordo com a deputada Fátima Canuto, a Casa e é um grande passo para o município, beneficiando uma infinidade de mulheres da região na medida em que permite ao paciente o diagnóstico em fase inicial de doenças, principalmente o câncer.
“Pensamos em um local com atendimento completo para essa mulher. A ideia é que a Casa se torne um espaço de acolhimento, de atendimento intergral às mulheres, dando a elas o direito de ter diagnóstico precoce e exames complementares, sendo encaminhadas para o tratamento em tempo hábil. Assim, a Casa da Mulher Pilarense já é referência em Alagoas. Essa é a nossa luta. Esse é o nosso objetivo maior: salvar vidas”, disse a parlamentar.
Já o secretário da Saúde, Pedro André, disse que a Casa também vai acolher crianças vítimas de violência. “Também iremos ofertar este serviço no município do Pilar. Acredito que nenhum outro lugar do Brasil oferta esse tido de auxílio”.
O prefeito Renato Filho, por sua vez, ressaltou que o projeto é fundamental para combater a violência doméstica e proporcionar uma saúde mais digna para as mulheres. “É preciso pensar nas que mais precisam. E só vamos mudar a realidade delas através de projetos que realmente fazem a diferença. A Casa da Mulher Pilarense tem esse objetivo”.
Escolhida como madrinha, a cantora Elba Ramalho (à esq. da foto) contou sua história contra o câncer de mama, destacou o alcance da iniciativa e parabenizou a todos os responsáveis pelo espaço. “Elba foi escolhida porque inauguramos a casa em outubro, no último dia do mês da campanha Outubro Rosa. Ela representa a força e a luta da guerreira mulher nordestina. Uma mulher que venceu a doença e que está viva para contar a história, divulgando a importância de projetos como esse”, enfatizou a deputada Fátima Canuto.
Durante a solenidade, o prefeito Renato Filho, inclusive, fez questão de agradecer a parlamentar pelo empenho na concretização deste sonho. “Ela sempre sonhou com esse projeto. Nada mais justo do que chamá-la para ser madrinha do local. Sei o quanto a deputada luta pela saúde das mulheres e carrega essa bandeira. Além disso, ela também se preocupa muito com a questão do combate à violência. Vemos isso na prática”, reforçou o gestor.
Também estiveram presentes no evento de inauguração a deputada estadual Jó Pereira; a ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), izabelle Alcântara; a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues; a superintendente de Políticas para as Mulheres, Dilma Pinheiro; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim), Olga Miranda; e o atual presidente do Cosems, Rodrigo Buarque; além de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, vereadores e secretários municipais.
LEIA MAIS