Redação
A Polícia Federal (PF) em Alagoas deflagrou na manhã desta sexta-feira, 18, a “Operação Paleolítico” com o intuito de combater irregularidades na exploração mineral no município de Maribondo, região da Zona da Mata de Alagoas. Cinco pessoas foram conduzidas para a sede da PF, três foram presas em flagrante e duas conduzidas para prestar depoimento. Durante as investigações também foi confirmada a exploração do trabalho de menores.
LEIA TAMBÉM
Levantamentos dos últimos meses realizados pela PF constataram dezesseis áreas de exploração sem autorização dos órgãos responsáveis, o que acarreta prejuízos para a União e possíveis danos ao meio ambiente. Segundo a PF, a situação será analisada por Peritos Criminais Federais, assim como por técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A operação segue em andamento na Superintendência Regional da PF em Alagoas. Os responsáveis vão responder por crime ambiental e crime de usurpação.
O nome da investigação se refere à Idade da Pedra Lascada, durante o período pré-histórico, quando o Homem começou a produzir os primeiros artefatos em preda lascada.
LEIA MAIS