Pessoas cuidam menos dos celulares quando um novo está para sair, revela estudo

Publicado em 20/12/2016, às 18h02

Redação

Os smartphones não são produtos feitos para durarem muitos anos. Além de as versões novas oferecerem recursos mais modernos, as atualizações do sistema operacional e de aplicativos acabam parando de funcionar nos aparelhos antigos.

LEIA TAMBÉM

Mas além destes fatores que levam um usuário a trocar de celular, um estudo, realizado em parceria entre a Columbia Business School, a Harvard Business School e a Universidade de Michigan, revela que as pessoas tendem a cuidar menos dos aparelhos quando um novo está para ser lançado.

Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados de 3 mil iPhones perdidos, entregues pelo IMEI Detective, e descobriram que o número de aparelhos perdidos aumenta nas épocas próximas da data de lançamento de um novo modelo.

Além disso, em uma segunda parte da pesquisa, mais de 600 usuários de iPhone confirmam que ficam mais negligentes com o celular quando sabem que a Apple irá lançar um novo.

O “Fenômeno de Upgrade”, como foi chamado, não é exclusivo para produtos eletrônicos, sendo que pode ser visto com qualquer item. A justificativa é de que as pessoas tendem a se sentirem culpadas quando compram um produto melhor sem nenhum motivo, o que leva a um maior descuido com os objetos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cadê o gorgonzola? Entenda por que o queijo azul está mais comum nas prateleiras Dia do Servidor Público é feriado ou ponto facultativo? Entenda o 28 de outubro Condição rara: filhote de suíno nasce com dois sexos no interior de Alagoas Proibidão do freezer: 7 alimentos que não devem ser congelados