Pessoas com deficiência viram modelos por um dia em desfile; confira

Publicado em 17/09/2015, às 11h41
-

Redação

Pessoas com deficiência viram modelos por um dia (Crédito: Assessoria)

Em sua 9ª edição, a "TrendHouse", uma das quatro semanas de moda mais disputadas do país, terá desfiles itinerantes entre os dias 21 e 25 de setembro, em comemoração aos 200 anos de Maceió.

Com direito a trilha sonora e muitos flashes, quatorze pessoas portadores de deficiência física ou mental se transformarão em “modelos por um dia” e subirão na passarela montada no Memorial à República no Jaraguá com uma coleção da Loja Forum. A proposta foi da deputada estadual Thaise Guedes.

O desfile que acontecerá na terça-feira (22), às 19h, apresentará um verão colorido, chique e descontraído, que faz parte da coleção de Primavera/Verão 2016. Peças fluidas com estamparia exclusiva e acessórios fortes e marcantes estarão presentes na passarela.

Para o empresário Alexandre Colírio, participar do projeto é recompensador, “Um dos objetivos do nosso grupo é contribuir para as causas sociais, e não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa tão louvável. Estamos honrados com o convite da Deputada e unidos nesse projeto de tamanha nobreza”, destaca.

Entre os participantes, estão atletas paralímpicos da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, a exemplo da estudante de biblioteconomia e nadadora, Erica Ferro. Portadora da Síndrome de Moebius, a atleta viu no projeto, uma chance de quebrar barreiras.

“Confesso que fiquei receosa de início por conta da minha síndrome, que causa paralisia facial, estrabismo e esse ar de "lerda", mas pensei que, assim como eu, podem existir outras pessoas com a Síndrome de Moebius que ficam em casa, se escondendo do mundo, pelo fato de serem um tanto "esquisitas" esteticamente falando", disse.

"Esse projeto me deu a chance de colocar a Síndrome de Moebius em destaque. Uma síndrome muito rara e pouco conhecida. Não há cura, apenas cirurgias corretivas. Acredito que com mais divulgação, profissionais da área da saúde podem se interessar pelo tema e fazerem pesquisas nessa área aqui no estado de Alagoas. Em outros estados já se tem maiores informações sobre a síndrome. Aqui ainda é algo novo. Vamos quebrar essas barreiras”, declarou Erica.

Exposição Fotográfica

Ainda em setembro, em uma estrutura montada no Parque Shopping, uma mostra realizada pelos renomados fotógrafos, Chico e Gal Brandão, apontará uma forma diferente de se fazer a inclusão social, trazendo registros fotográficos desses modelos.

De acordo com Chico Brandão, a ideia surgiu do conceito de se exteriorizar imagens, retratando o dia-a-dia dessas pessoas em diferentes situações. “A deputada avalia que isso é importante para ajudar a diminuir o preconceito, fazendo com que a sociedade perceba a deficiência física com uma perspectiva diferente. Abraçamos a causa e o resultado vai ficar incrível, todos agiram como se já fossem modelos, e suas histórias de vida nos incentivaram a fazer o nosso melhor”, declarou.

“A função de eventos, como esse, que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inserção no seu sentido mais amplo. A arte e o esporte, em especial, têm sido um eficiente portal para a quebra de preconceitos, pois levam a informação e provocam a transformação de mentes e de atitudes”, concluiu a Thaise Guedes.

Serviço:

Desfile Beleza Inclusiva

Trend House´15 – Semana de Moda de Alagoas

Local: Memorial à República

Data: 22 de setembro

Hora: 19h



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025