Pesquisa aponta índice de 67% de aprovação do governo de Alagoas

Publicado em 22/10/2015, às 10h45
-

Redação

Governo de Renan Filho tem 67,5% de aprovação, segundo pesquisa (Crédito: Agência Alagoas)

Uma pesquisa encomendada pelo portal de notícia Diário do Poder ao instituto Paraná Pesquisas, realizada em Alagoas, avaliou os governos estadual e federal, a administração do Senado Federal e a situação eleitoral atual.

De acordo com a pesquisa, divulgada apenas pelo portal Diário do Poder, 67,5% da população alagoana aprovam o governo de Renan Filho (PMDB). Este número é 15,4 pontos maior que o da eleição de 2014, quando ele foi eleito, em primeiro turno, com 52,1% dos votos válidos. A pesquisa aponta ainda que a reprovação do governo Renan Filho é de 27,5%.

Sobre a avaliação do governo federal, o instituto constatou que 84,9% dos alagoanos desaprovam a gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT). Já a aprovação é de 12,9%. Não sabe ou não opinaram somam 2,2%.

A amostragem também avaliou o desempenho dos senadores alagoanos, na opinião da população do estado. Nessa avaliação, os pesquisados teriam que dar notas, de zero a dez, para os três senadores. Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB) chegaram à média de 5,4. Já o senador Fernando Collor de Mello teve nota 4,5.

Eleição Presidencial

O instituto de pesquisa simulou uma possível eleição presidencial em Alagoas. A pesquisa, dessa vez estimulada, apontou que se a eleição fosse hoje 33,3% da população votariam em Aécio Neves (PSDB). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo lugar, com 25,8%, e Marina Silva (Rede), em terceiro lugar, com 17%.

Ciro Gomes (PSB) aparece na pesquisa com 5,2%. Também pontuaram Jair Bolsonaro (PP), com 1,9%, Michel Temer (PMDB), com 1,3%, e Ronaldo Caiado (DEM), com 0,1%.

Sem Aécio Neves

A consulta estimulou dois outros cenários políticos onde Aécio Neves não aparece. Num deles, o possível candidato foi substituído por Geraldo Alckmin. No outro, por José Serra, ambos do PSDB. Confira o resultado, por ordem decrescente abaixo:



Cenário estimulado com Geraldo Alckmin



Lula



26,8%



Marina Silva



24,7%



Geraldo Alckmin



18,5%



Nenhum



10,2%



Não sabe



8,8%



Ciro Gomes



6,5%



Michel Temer



2,4%



Jair Bolsonaro



2,1%



Ronaldo Caiado



0,1%



Cenário estimulado com José Serra



Lula



26,3%



Marina Silva



24,4%



José Serra



21,2%



Nenhum



9,2%



Não sabe



8,3%



Ciro Gomes



6,1%



Michel Temer



2,2%



Jair Bolsonaro



1,9%



Ronaldo Caiado



0,3%


Segundo Turno

O Instituto Paraná Pesquisas também estimou, em dois cenários, o resultado de um possível segundo turno.

Entre os candidatos Aécio e Lula, se a eleição fosse hoje, o tucano teria 50,7% dos votos no estado. Já o petista, 31,2%. Entre os consultados, 10,1% disseram não votar em nenhum dos candidatos. Não sabem somaram 8%.

Já no segundo cenário, entre Aécio e Marina, o tucano somaria 48,6% contra 32,5 da adversária. Não sabe somaram 9,5% e não escolheriam nenhum deles 9,4%.

Sobre a pesquisa

Paraná Pesquisas entrevistou 1.252 eleitores entre os dias 15 e 19 deste mês. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região sob o número 6288/10. O grau de confiança da amostragem é de 95% e apresenta uma margem de erro de 3,0%.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira