Pescadores protestam contra Fepeal após falta de repasse de dinheiro do caso Braskem

Publicado em 10/04/2024, às 12h12
Reprodução / YouTube -

TNH1

Pescadores e marisqueiros afetados pela restrição de navegação na Laguna Mundaú, causada pelo afundamento do solo, protestaram em frente à Fepeal (Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de Alagoas) por conta da falta de repasse do pagamento da indenização feito pela Braskem. Segundo os manifestantes, cerca de 700 pessoas ainda não receberam a quantia de R$ 4.236.

LEIA TAMBÉM

Ao TNH1, um dos representantes dos pescadores detalhou que a Defensoria Pública da União (DPU) tem auxiliado em alguns casos com problemas na documentação, na parte burocrática. Porém, não existem datas para que eles possam receber os valores, além da reclamação de não terem informações precisas sobre o motivo do atraso.

Alguns teriam conseguido resolver e recebido o dinheiro, enquanto outros seguem aguardando. Há cerca de dois meses a Braskem foi obrigada a pagar a indenização. A mineradora informou que realizou o repasse à Fepeal no dia 29 de fevereiro (veja a nota ao final da matéria).

Os afetados informaram que a federação informou que um dos principais documentos para receber os valores é a carteirinha de pescador. No entanto, não teriam passado algum tipo de resolução ou de prazo aos que não tiveram o repasse creditado na conta. Os pescadores foram à porta da sede e querem conversar com a presidente da Fepeal. 

À TV Pajuçara, a Fepeal informou que existe um limite de transferências bancárias que limita a quantidade de transações que a federação pode fazer. A entidade alegou ainda que existe um prazo de três meses para conclusão do pagamento e que está dentro do período estimado.

Confira a nota da Braskem:

"A Braskem realizou o repasse do recurso à Federação dos Pescadores de Alagoas em 29 de fevereiro, para a indenização do grupo de pescadores vinculados às colônias da região, por meio de depósito feito em conta bancária indicada pela Fepeal. Conforme acordo assinado, cabe à Federação a gestão dos recursos, pagamento e prestação de contas dos valores pagos aos pescadores vinculados às colônias da região."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras