Perito que apontou cortes em áudio de Temer usou software amador, diz portal

Publicado em 22/05/2017, às 07h56

Redação

Reportagem do portal O Globo publicada nesse domingo (21) analisou a conclusão do perito judicial Ricardo Caires dos Santos, que afirmou haver cortes no áudio da conversa gravada entre o presidente Michel Temer (PMDB) e o empresário Joesley Batista. O portal fez um levantamento dos trabalhos já realizados pelo perito e do software usado por ele nessa degravação, que teria sido amador, e terminou por desconstruir a conclusão sobre a existência dos cortes.

LEIA TAMBÉM

Caires, segundo a reportagem, é bacharel em Direito, e teria participações frequentes em programas sensacionalistas e de celebridade na TV. Ele já foi responsável, por exemplo, por determinar se havia ou não um fantasma em uma fotografia divulgada na internet pela atriz americana Jéssica Alba, em janeiro do ano passado.

Ao portal, ele afirmou que o trabalho realizado no áudio da conversa entre Temer e Batista é inicial e que qualquer conclusão a respeito depende de outra perícia. Ele também negou que o áudio tenha 50 pontos de edição, como apontado por reportagem publicada pela Folha de S.Paulo na sexta à noite. Segundo Caires, são 14 pontos de edição, entre 15 e 20 pontos de corte e diversos trechos de ruído.

"Esse trabalho tem como intuito que outro profissional faça a perícia. E, sobre os pontos que eu mostrei, ele (o outro perito) venha e fale: folha dois é só corte, folha três não dá para ouvir, na folha 33 existe edição. Esse seria o rito para ter a perícia", declarou ao Globo.

Para elaborar o laudo, o perito afirma ter usado um tocador de mídia, o programa Audacity, ferramenta gratuita para edições de áudio caseiras e o software Vegas Pro 10, ferramenta profissional para edição de vídeo, embora não haja imagens da conversa de Temer e Joesley. De acordo com especialistas ouvidos pelo Globo, as ferramentas adotadas por Caires são insuficientes para dizer se houve ou não edição da gravação.

"A perícia de um áudio é um trabalho multidisciplinar, exige um grupo de pessoas, diversos softwares e alguns dias de trabalho. Não dá pra fazer em poucas horas", afirmou um perito que pediu para ter a identidade preservada.

No site que mantém na internet, Caires se diz especializado em espionagem. Apesar da carreira de perito, o site também mostra que ele atua no ramo imobiliário, inclusive com registro de corretor de imóveis. No site, ele também faz propaganda de suas participações nos programas de TV.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história Veja lista de primeiros nomeados para o secretariado do novo mandato de JHC Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro Chico Filho é eleito por unanimidade presidente da Câmara de Maceió