Redação
O perito alagoano André Peixoto Braga foi um dos profissionais convidados por membros do Congresso Nacional de Criminalística, que aconteceu em Florianópolis (SC) na primeira semana deste mês, para ministrar um minicurso de Fotografia Forense, palestrante sobre o mesmo tema e também como juiz das imagens da Mostra de Fotografia Forense, realizada durante o evento.
LEIA TAMBÉM
O congresso, que aconteceu entre 6 e 9 de outubro, está em sua 24ª edição e é considerado o maior e mais importante relacionado a Criminalística Latino-Americana, reunindo peritos oficiais e pesquisadores, para intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais na área da perícia forense.
“Hoje temos abundância de câmeras fotográficas, viabilizadas principalmente pelos aparelhos telefônicos celulares, acessíveis à maioria da população, no entanto, qualificar uma fotografia como forense exige conhecimento da legislação e das técnicas necessárias para a adequada linguagem visual que um relatório de local de crime demanda” explicou o perito André Braga.
Temas como linguagem fotográfica, legislação atinente à fotografia, rotinas para levantamento fotográfico, levantamentos especiais, entre outros, foram ministrados pelo perito e especialista. “É importante fazer um bom registro fotográfico durante a investigação. Tanto no tocante à qualidade da imagem, quanto à credibilidade do levantamento pericial” argumentou o perito.
Desde 2002 exercendo seu conhecimento como perito criminal da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, André Braga é bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC/1995) e especialista em Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/2003).
Instrutor das academias de Polícia Civil e Polícia Militar de Alagoas, nas disciplinas de legislação aplicada à Segurança Pública e Criminalística, ele também já ministrou cursos de Fotografia Forense em Alagoas (2010), Paraíba (2011), Sergipe (2016) e Rio Grande do Norte (2017) para integrantes da perícia das respectivas Secretarias de Segurança Pública.
LEIA MAIS