Perfume e beleza no seu jardim: como cultivar o jasmim-laranjeira

Publicado em 23/02/2024, às 12h04 - Atualizado às 12h04

Luan Paz

Imagem de hartono subagio por Pixabay

Você já deve ter sentido o aroma e também deve ser um fã dessa planta, com flores brancas e perfume adocicado durante a floração. O jasmim laranjeira, ou murta de cheiro, dama da noite, enfim são muitos nomes para a Murraya paniculata. Originário da Ásia, este arbusto exala uma fragrância envolvente, que instantaneamente nos transporta para um jardim encantado. Seu nome é uma homenagem ao botânico sueco Johann Andreas Murray, que contribuiu significativamente para o estudo da flora asiática no século XVIII.

LEIA TAMBÉM

O jasmim laranjeira é uma escolha popular para adicionar charme, sofisticação e perfume a qualquer paisagem. Suas folhas verde-escuras e brilhantes formam o pano de fundo perfeito para suas delicadas flores brancas, que desabrocham em cachos perfumados durante a primavera e o verão. Além da estética, esta planta é valorizada por sua versatilidade de uso. Podendo ser utilizada como cerca viva, vasos decorativos ou como destaque em canteiros, calçadas e jardins.

Em várias partes da Ásia, ela é considerada um símbolo de prosperidade e boa sorte, sendo bastante comum presentear amigos e familiares com mudas de jasmim laranjeira como um gesto de amizade e boas energias.

No que diz respeito aos cuidados, esta planta é relativamente fácil de manter. Prefere sol pleno ou meia sombra e solo bem drenado e fértil. Regas regulares são necessárias, especialmente durante os períodos de crescimento ativo, mas é importante evitar o encharcamento, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Além disso, a poda anual após a floração ajuda a promover um crescimento saudável e compacto, mantendo a forma desejada. Pode atingir até 6 metros de altura

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização