Assessoria
A Alagoas Previdência, unidade gestora que tem por competência gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL), está fazendo a Prova de Vida Digital dos pensionistas civis.
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A Prova de Vida Digital começou no dia 1º de julho de 2024 apenas para os pensionistas civis da autarquia, cerca de 6 mil, no mês do aniversário. O procedimento é a comprovação anual obrigatória, para certificar de que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.
A partir do ano que vem, a autarquia irá incluir os aposentados no processo da Prova de Vida. Assim, tornando-se obrigatória durante todos os anos, sempre no mês do aniversário do aposentado e pensionista.
O procedimento está sendo feito pela plataforma do governo federal (gov.br), por meio do reconhecimento facial. A Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, autoriza a disponibilização da ferramenta de apoio à gestão da comprovação de vida dos beneficiários dos RPPS, constante do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).
Como fazer a Prova de Vida Digital
A Prova de Vida Digital é realizada no aplicativo gov.br por meio do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
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