Patrões têm até amanhã para cadastrar funcionários domésticos

Publicado em 30/10/2015, às 07h56
-

Redação

Patrões têm até amanhã para cadastrar trabalhadores domésticos (Crédito: Reprodução)

Atenção, patrões: o cadastramento de trabalhadores no Simples Doméstico se encerra neste sábado (31). Essa modalidade unifica o pagamento de todas as contribuições e encargos ao trabalhador doméstico, como INSS, horas extras, FGTS, dentre outros.

Para isso, o empregador deve acessar o portal do eSocial. Até quinta-feira (29), mais de 833 mil patrões haviam se cadastrado. Mas a expectativa da Receita Federal é chegar a 1 milhão de inscritos até o dia 31.

Esse prazo é para o cadastro do trabalhador doméstico admitido até setembro deste ano. Já o cadastramento daqueles admitidos a partir de outubro continua, e deve ocorrer até um dia antes do início das atividades.

De acordo com a iDoméstica, empresa especializada no gerenciamento de empregados domésticos, os patrões estão enfrentando problemas na hora de realizar o cadastro, como divergência de dados e a falta de documentos. Sem todos os itens necessários, não é possível realizar o cadastro.

Por isso, tenha em mãos toda a documentação para facilitar o processo. Para se cadastrar, o empregador precisa do CPF, data de nascimento e os dois últimos recibos do Imposto de Renda.

Após essa primeira etapa, o empregador deve cadastrar o empregado, com os seguintes dados: CPF, data de nascimento, país de nascimento, NIS (Número de Identificação Social), dados da carteira de trabalho, raça, escolaridade, telefone, e-mail, dados do contrato e local de trabalho.

Para conferir se não há pendências, o empregador pode acessar a Consulta de Qualificação Cadastral, presente no próprio site do eSocial.

Mais informações sobre as funcionalidades do eSocial poderão ser consultados no Manual do eSocial – Empregador Doméstico.



Fonte: R7


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira