Parque Municipal distribui mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Publicado em 30/03/2018, às 14h08

Redação

O cidadão que deseja colaborar com a arborização da cidade pode procurar o Parque Municipal para adquirir exemplares nativos da Mata Atlântica. É na unidade de conservação que fica o Viveiro Público de Mudas de Maceió, onde são produzidas as mudas de árvores que são plantadas em praças, canteiros e áreas verdes. Lá, cada cidadão pode retirar até três exemplares, de forma gratuita, além de ser orientado sobre o plantio adequado.

LEIA TAMBÉM

“As mudas são cultivadas no viveiro e, quando alcançam a altura média de 1,80 metro, levamos ao campo para plantio. Aguardamos a floração para coletar novas sementes e, assim, sustentamos um ciclo que garante suficientemente a arborização de Maceió, além de nos possibilitar a doação aos maceioenses que procuram o Parque Municipal. A média de produção é de oito mil mudas mensalmente, há períodos em que ultrapassamos ou registramos um pouco menos”, explica o coordenador de Arborização e Jardinagem da Semds, José Rubens.

Para os maceioenses que têm interesse em obter mudas, a entrega é feita diretamente no Parque, de segunda a sexta-feira, no período da manhã. Ao solicitar, o cidadão deve informar onde será feito o plantio para que a equipe da Semds avalie a largura da calçada e se há rede elétrica ou hidráulica no local. A partir dessas informações, é feita a indicação da espécie mais adequada.

“Quando alguém chega aqui, consultamos primeiro qual é a localidade onde há o interesse de ser feito o plantio. A partir disso, avaliamos e libramos a muda mais adequada para a arborização urbana, sendo de pequeno, médio ou grande porte. Fazemos essa orientação por se tratar de situações diferentes em cada solicitação”, esclarece José Rubens.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões